Os poderes do retinol | Edição: Vasco dos Santos
ViceVersa

Quais são os verdadeiros poderes do retinol? A Versa responde

Cada vez mais se ouve falar no retinol, um poderoso ingrediente que ajuda a rejuvenescer a pele. Mas será que funciona mesmo? A Versa foi descobrir.

O retinol já foi apelidado de "molécula da juventude" ou “molécula mágica” no combate ao envelhecimento da pele. É um ativo poderoso que ajuda a uniformizar o tom e a melhorar a textura da pele, a reduzir poros, rugas e linhas de expressão e a tornar a tez mais luminosa e com um aspeto menos cansado.

Por isso, não é de espantar que faça parte de muitos produtos antienvelhecimento e que desempenhe um papel muito importante na indústria cosmética. Mas, como qualquer outro produto ou ingrediente, exige cautela na aplicação.

Afinal, o que é o retinol e o que pode fazer pela nossa pele? Será que é indicado para todos os tipos de pele? Como deve ser usado? Estaremos a aproveitar ao máximo os benefícios deste poderoso ingrediente?

A Versa falou com Dr. Luis Uva, dermatologista e diretor clínico da Personal Derma, para esclarecer as principais dúvidas.

Toda a gente usa retinol em busca da pele perfeita. Mas, afinal, para que serve? A que tipo de pele se destina?

O retinol tem sido, nos últimos anos, cada vez mais reconhecido pelos seus benefícios. Atualmente, sabe-se que é um ótimo aliado para diversas ocasiões. Pode-se afirmar que ajuda na renovação celular, que, por sua vez, ajuda a reduzir as rugas de expressão. Para além disso, também esta sua capacidade uniformiza a pele, levando-a por vezes à descamação.

O retinol ajuda também na flacidez e, por isso, é frequentemente usado na zona ocular para reduzir as rugas e reafirmar a pele que, muitas vezes, fica marcada pelo fotoenvelhecimento, com manchas e linhas de expressão. É uma zona sensível, em que a pele tem tendência a ser mais fina, e por isso também mais sensível a este tipo de ingredientes.

Todavia, o retinol também atua noutras situações. Ajuda a reduzir os poros e a aumentar a luminosidade da pele.

No que toca ao tipo de peles, todas podem utilizar [retinol] com as devidas recomendações, exceto as peles sensíveis. Contudo, qualquer produto adicionado à rotina deve ser avaliado por um dermatologista.

Como deve ser aplicado?

A melhor forma de usar o retinol é na rotina de skincare noturna. Por ser proveniente da vitamina A, é um ingrediente bastante sensível à luz e é por isso que se recomenda que seja utilizado à noite. Contudo, se tiver que usar durante o dia é aconselhada a aplicação de proteção solar. É importante realçar: não é a quantidade que irá fazer efeito, mas, sim, a sua boa utilização.

"Não é a quantidade que irá fazer efeito, mas, sim, a sua boa utilização", explica o Dr. Luis Uva

Que cuidados se deve ter com o retinol? Pode ter efeitos adversos?

O retinol é conhecido também pelas suas adversidades. A verdade é que o retinol aumenta a sensibilidade da pele e, por consequência, a sensibilidade aos raios solares. Esta hipersensibilidade pode traduzir-se em irritações e manchas na pele. Desta forma, é sempre recomendada a utilização de um bom protetor solar.

Para além disso, este ingrediente não deve ser utilizado em grávidas ou em pessoas com hipersensibilidade, devido aos seus componentes ativos.

Aconselhamos sempre uma boa hidratação aquando da utilização do retinol, de modo a ter a certeza que não irá fazer irritação ou não fará uma descamação excessiva, que tornará a pele ainda mais sensível.

Com que outros produtos não se deve combinar o retinol?

Em tratamentos de acne, ou rosácea, por vezes, recorre-se ao AH ou ácido salicílico, contudo, este combinado com o retinol pode prejudicar a pele em vez de a ajudar. Em muitos casos, o rosto reage, e promove vermelhidão, manchas ou outros sinais de irritação.

Recomendamos sempre a ida a um dermatologista antes de utilizar o retinol, de modo a compreender se é realmente o produto mais adequado para si.

Gourmet

Pura Sede: a feira de vinhos naturais está de volta

O evento criado por Clara Higham-Stoianova e Florian Tonian caminha para a terceira edição, trazendo produtores de França, Itália, Portugal, Espanha, Eslováquia, Eslovénia e Reino Unido.

ViceVersa