Antes de comeres abacaxi, ou ananás, há algo que tentas sempre avaliar primeiro: será maduro ou verde? Quanto mais verde, maior é a sensação de ardor ou de boca “arranhada. Isto deve-se à acidez natural da fruta, rica em ácido cítrico, e também à presença da bromelaína, uma enzima proteolítica que, em termos simples, começa a degradar proteínas, incluindo as da mucosa da boca e da língua.
Mas existe uma forma de evitar isso.
Há quem o mergulhe durante alguns minutos os abacaxi ou ananás em água com sal, um truque popular que tem três objetivos. Primeiro, a neutralização da acidez, uma vez que o sal ajuda a equilibrar o sabor ácido da fruta, tornando-o mais suave; segundo, a desnaturação parcial da bromelaína, a enzima perde parte da sua actividade, o que reduz a sensação de ardor na boca; e realçar o sabor, dado que o sal, usado em pequenas quantidades, intensifica o sabor doce natural do fruto, criando um contraste agradável.
Para quem procura um consumo mais agradável e sem desconforto, o ato de demolhar abacaxi ou ananás em água com sal pode ser uma solução simples e eficaz. Além disso, o processo não precisa de muito tempo: bastam cinco a dez minutos para notar a diferença.
No entanto, convém lembrar que este método também diminui a actividade da bromelaína. Ou seja, se a ideia é beneficiar das potenciais propriedades digestivas desta enzima, talvez seja melhor consumir o fruto fresco e cru, sem qualquer tratamento.
