Em tempos, a pesca era a principal atividade nesta ilha portuguesa, mas hoje em dia é o turismo, felizmente não massivo, que a torna no segredo mais bem guardado. Falamos da Ilha da Armona, por muitos considerada as Maldivas portuguesas, localizada no município de Olhão, no Algarve.
Esta ilha é especial porque faz parte do Parque Natural da Ria Formosa, local onde não passam carros ou motas, fazendo deste um lugar bastante sossegado. Tem assim as condições perfeitas para se desfrutar das praias extensas, com areia branca e fina, e também da água cristalina e de tom azul intenso.
A ilha combina zonas de águas mais calmas, viradas para a Ria, e outras mais selvagens, com ligação ao mar aberto, permitindo ter o melhor de dois mundos num só local no Algarve.
Mas por que razão é esta ilha a favorita dos espanhóis com mais de 50 anos?
"Com águas cristalinas, praias extensas e poucos turistas, é muito procurada por pessoas com mais de 50 anos que desejam desfrutar de alguns dias de paz", afirma o jornal espanhol El Cronista.
Uma parte dessa paz deve-se, como justifica o mesmo jornal, ao difícil acesso à ilha, que só pode ser feito através de ferry boat a partir de Olhão, o que torna a experiência ainda mais única ao parecer que se entra noutro mundo mal se atravessa a Ria.
A proximidade de Olhão a Espanha, ficando a cerca de 190 km de Sevilha, é outro dos atrativos para o público espanhol, que dificilmente não se deixa encantar com o cenário que mostramos na galeria de imagens.
