"Circumboob": sim, vamos falar de mamas, mas também de economia

Para levarem esta nova tendência a sério, não vamos falar de mamas de forma superficial. Ainda assim, se for preciso, podemos sempre falar de economia.

Já ouvimos falar nos termos “sideboob”, “innerboob” e “underboob” para definir tendências que marcaram os últimos tempos, restava-nos esperar por um novo conceito. Mas antes mesmo de lá chegarmos, se precisarem de sugestões para nomear o movimento que se segue, damos o corpo ao manifesto: “Free The Boob”!

O decote há muito deixou de ser discreto, não apenas para ditar tendências na indústria da moda, mas também como forma de contrariar a objetivação sexual da mulher e protestar contra a desigualdade de género. E não é preciso irmos às ruas para assistir a manifestações feministas ou protestos de minorias que nos mostram o poder da mama de uma mulher, já que nas redes sociais também encontramos movimentos nesse sentido, como é o caso do “free the nipple”, uma clara proposta de libertação que chegou ao mundo virtual: afinal, é só uma mama.

PUB

Movimento Free The Nipple em San Diego | Fotografia: Dünzl\ullstein, Getty

E talvez seja esta evolução dos tempos que nos leva a um novo conceito no mundo da moda. Começámos por ver manequins, atrizes e influencers a mostrarem estrategicamente o peito e, rapidamente, vimos réplicas desses visuais nas ruas, sem medos de represálias ou de julgamentos. Agora, vamos mais longe e trazemos para dentro e fora das paserrelles o conceito "Circumboob".

Semana da Moda de Nova York | Fotografia: Rodin Banica, Getty

PUB

Se antes era preciso uma certa coragem para “deixar pouco à imaginação”, agora até precisamos de uma outra frase para retratar a nova tendência. É que, para aderir à "circumboob", tudo fica à mostra, menos o mamilo. Ainda que tenhamos visto esta tendência a desfilar nos grandes eventos de moda, a imprensa internacional firma este conceito com Gabrielle Epstein. De qualquer forma, a certeza é de que esta estética não tarda a chegar ao guarda-roupa das Kim’s Kardashians e outras influencers que tais, até o ciclo se repetir e esta vir a ser só mais uma proposta banal.

Gabrielle Epstein | Fotografia: Instagram

E, sim, talvez ainda estejamos a analisar a coisa de forma superficial, por isso, assim como prometido, vamos então falar de economia?

PUB

Lembram-se de quando Leonard Laudér, um dos maiores herdeiros da marca Estée Lauder, lançou a teoria “Lispstick Effect” (efeito batom, na tradução) para explicar a subida da venda de batons durante uma crise económica? A ideia de uma recessão não afetar o mercado de cosméticos como seria de prever é estranha, mas há quem explique que cenários adversos são propensos à procura por produtos que sirvam de boost à autoestima. E esta é apenas uma das muitas teorias que traçam uma correlação entre o poder de compra de uma mulher ao seu estado de espírito. Mas voltemos a falar de mamas.

Uma cronista do The Guardian, lembrou a tese de Laudér e associou-a à tendência “Circumboob” precisamente por questões económicas. Na crise que atravessamos com uma inflação histórica, será que o aumento do decote é a afirmação de uma mulher mais confiante? Se sim, é o "circumboob" um novo indicador do estado da economia?

Teorias à parte, vamos só aguardar mais uns tempos até alguém se lembrar de fazer uma análise do mercado financeiro... com um decote em vista.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?