Footwearology: eis o que vais calçar no futuro

Na MICAM em Milão, uma das mais importantes feiras de calçado do mundo, a VERSA foi à procura das tendências e diz-te o que vamos calçar no futuro.

A MICAM, a feira realizada em Milão, que todos os anos recebe marcas e compradores de todo o mundo, nomeadamente de Portugal, é também o lugar onde se encontra espaço para a inovação e se conhece o que está a mudar na indústria do calçado. A vontade é de olhar para o futuro, para a forma como as novas tecnologias podem ajudar a transformar o setor e ajudar a reduzir o impacto da pegada destes negócios no mundo. Em parceria com a empresa de tendências Livetrend, este ano, foram apresentadas quatro grandes tendência, que devem inspirar as marcas e a nós, consumidores. 

PUB

DOOMSDAY ALLURE – Se quisermos traduzir será algo como uma estética sombria, uma tendência que releva a beleza do preto em forma de luxo, mas com alguns detalhes quase sinistros. Como estética, explorar o mito dos mundos escondidos, abordando subculturas rebeldes ou comunidades espirituais. As silhuetas destes sapatos surgem como que para criar um vilão poderoso e há um fascínio dramático. Os detalhes são particularmente importantes para acentuar o conceito: correntes a enfeitos góticos e ferragens elegantes, esta visão de juízo final romantiza uma narrativa noturna de poder, de beleza e de desejo.

ARCTIC NOMAD – Como o nome sugere, descreve um futuro em que iremos lidar com um clima mais severo e com a crescente carência de recursos, levando-nos à paisagem de uma era de gelo futurista. Esta tendência funde elementos primitivos do Ártico com soluções orientadas para a tecnologia. As silhuetas dos novos produtos fundem elementos crus e utilitários com contornos futuristas refinados. Há texturas granuladas, peles polares e camurça. Ao mesmo tempo, são introduzidos materiais com um brilho sofisticado para embelezar os estilos de inverno.

PUB

VIRTUOSO VERSE – Esta tendência fala numa criatividade coletiva, que aborda uma identidade quase lúdica. Há a libertação de códigos e fronteiras, colocando a individualidade acima da uniformidade. Esta liberdade recém-descoberta permite-nos explorar mundos phygital, algures entre o virtual e a realidade, para construir comunidades mais atípicas. À medida que as influências artificiais encontram o upcycling criativo, há novos produtos a transformar-se num caleidoscópio de estilos para impulsionar o humor e para liberar energias experimentais. Novos produtos que visam a beleza do ímpar, celebrando volumes e contornos inesperados com características como solas pneumáticas, saltos orgânicos ou formas totalmente moldadas.

CURATED POETRY - Esta tendência de calçado traduz a vontade de encontrar refúgio no passado, em conceitos simples, bucólicos, com uma viberetro que evolui para um novo romantismo e sem género. O tema é inspirado no património revisitado com um toque contemporâneo. Reminiscente da vida nas terras altas, esta história (re)imagina jardinagem, agricultura e códigos de estilo mais elevados da aristocracia. O resultado é uma narrativa sem género, bucólica mas preppy, onde permanecem características estilísticas com base na herança do campo, integrando couros pesados vintage e materiais luxuosos para realçar a nostalgia poética. Enquanto as características rurais incluem solas de madeira e borracha crua, há novos detalhes, como fivelas chiques, que introduzem uma curadoria mais delicada aos produtos.

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?