Antes de o cabelo gritar por ajuda, segue estas cinco dicas

O bem-estar do cabelo é o teu bem-estar e, se queres uns fios cuidados e brilhantes como os de Dua Lipa ou Blake Lively, tens de seguir estas dicas.

Consideras que tens o teu cabelo danificado? Se sim, podes juntar-te às sete em cada dez pessoas que admitem ter o cabelo estragado, de acordo com um novo estudo, o Global Hair Study 2022, desenvolvido pela Dyson.

Por “estragado” entende-se "quebra da cutícula e do córtex capilar, o que pode levar a que o seu cabelo pareça frisado, baço, ou quebradiço”, explica um dos responsáveis pelo desenvolvimento tecnológico de produtos capilares da Dyson, Rob Smith, em comunicado.

PUB

Não há como reparar um cabelo danificado, mas podes cortar o mal pelas pontas e travar os danos através da prevenção. 

A VERSA tem cinco dicas que vão ajudar-te a ter um cabelo tão invejável quanto o de Blake Lively ou Dua Lipa.

PUB

1. Lavar corretamente  

Podes não ter quem te lave o cabelo com uma massagem relaxante capaz de deixar até os fios espigados mais suaves, mas há técnicas caseiras infalíveis para que o cabelo não sofra mais. Evita temperaturas altas, coloca champô apenas na raiz e o condicionador somente no comprimento e nas pontas.

2. Não escoves o cabelo quando estiver molhado 

Quando o cabelo está molhado, fica mais vulnerável, uma vez que a água levanta as cutículas de queratina, enfraquecendo assim a barreira protetora. Por isso, quando o escovas, podes estar a contribuir para que fiquem mais danificados. Como fazer quando não tens tempo para esperar que seque? 

“No duche, aplique generosamente um condicionador e deixe o produto funcionar dois a três minutos antes de usar um pente de dentes largos para desembaraçar os cabelos", aconselha a marca de cabeleireiros Jean Louis David. 

3. Atenção ao champô seco 

PUB

Sabemos que é uma tentação usar champô seco quando queres evitar lavar o cabelo todos os dias ou quando o tempo é escasso para um banho completo, mas, segundo Anabel Kingsley, especialista em saúde do cabelo, pode torna-se mais num inimigo do que num aliado.  

“Não se deve aplicar champô seco durante vários dias”, aconselha na Women's Health. E, quando não consegues evitá-lo, usa um que esteja a favor do bem-estar do teu cabelo. "Procura ingredientes calmantes, como aloé vera ou extrato de camomila, bem como um agente antimicrobiano, como zinco PCA".  

4. O teu melhor amigo: óleo capilar  

Queres ter o cabelo extra hidratado e levemente brilhante? Aposta num bom óleo capilar e toma atenção aos ingredientes: o ideal é ter extrato de argão e macadâmia. Quanto à aplicação, cobre apenas o comprimento e as pontas. 

5. Cuidado com a temperatura dos secadores e placas  

Se para ti a placa de alisamento só tem uma temperatura, a máxima, então toma especial atenção neste ponto. “Nunca deves usar a temperatura no máximo”, aconselha Bobby Eliot, hairstylist, na Women's Health.

Ouve-a e percebe como a temperatura nada tem a ver com a eficácia do alisamento ou modelamento do cabelo. O ideal é que, primeiramente, apliques um protetor de calor e, depois, comeces a usar o secador ou a placa e aumentes a temperatura lentamente, conforme necessário.  

PUB

RELACIONADOS

Veja Mais

Já fez LIKE no VERSA?