O mês de novembro traz mudanças nos relacionamentos e reflexões profundas.
No início do mês, o sol em Escorpião favorece o aumento de maior profundidade a todos os níveis. É um período onde podem surgir desafios que nos convidam a sair da zona de conforto, onde teremos mortes e renascimentos simbólicos.
Já no dia 5 novembro acontece a lua cheia em Touro, um período em que as emoções estão ao rubro, será bom escutar o corpo pois este também fala. Devemos ter atenção às finanças, nutrição e aos relacionamentos.
Depois, no dia 9 de novembro, Mercúrio entrará no seu movimento retrógrado e traz desafios na comunicação, o que nos convida a refletir, rever e escutar com mais atenção, sugere cuidado no que se diz, escreve e assina. Também pode trazer desafios no trânsito, cancelamentos e adiamentos.
Mais tarde, no dia 12, intensifica-se pois fará um encontro com Marte, as conversas podem ter mais intensidade e no dia 29, no final do mês, volta ao seu movimento direto.
Devemos escolher as palavras com cuidado, evitando conflitos que gastam energia. Depois do dia 29, a comunicação volta a fluir, a paciência e a calma e um maior discernimento serão os melhores ingredientes.
Durante o início do mês, o planeta Vénus encontra-se em Balança e pode ter uma conversa tensa com Júpiter e Plutão, o que fará com que os relacionamentos passem por algumas tensões e transformações.
Depois, na segunda semana quando Vénus ingressar em Escorpião, as emoções profundas geram momentos intensos. Será necessário um maior controle das mesmas e auto-observação.
Marte deixa Escorpião e ingressa em Sagitário no dia 5 novembro e lá fica até ao final do mês, altura em que a coragem pode levar a exageros. Com a sua entrada tem uma conversa tensa com Urano o que pode trazer situações tensas e algumas ruturas. Atenção aos impulsos.
Depois, entre 6 e 30 novembro, o planeta Vénus ingressa em Escorpião e tem uma relação tensa com Plutão. Isto poderá trazer dificuldades nas negociações, finanças e relacionamentos.
O último adeus de Urano no signo de Touro
Este planeta esteve durante os últimos sete anos em Touro e trouxe muitas reviravoltas, assim como mudanças repentinas em vários setores. Já no dia 8 de novembro o planeta inicia o seu movimento retrógrado e regressa para o 29.° do signo de Touro, um grau critico. É um convite para dar atenção aos nossos bens, finanças, alimentação e relacionamentos. Perceber quais as atividades e objetivos que precisam de inovação e onde podemos expressar melhor a nossa criatividade.
Júpiter, o gigante do céu, inicia o seu movimento retrógrado no dia 13 novembro, um momento para refletir as questões de família, as nossas raízes, a nutrição, mas também questões como a maternidade e a ancestralidade.
Será bom prestar atenção à nossa intuição. É o melhor GPS para traçar as rotas que nos ajudam a fazer as melhores escolhas com mais otimismo para ultrapassar os desafios impostos pela vida.
A partir do dia 12 novembro iniciamos a semana da lua minguante no signo de Leão, um período de limpeza e desapego de sentimentos e emoções e questões do passado, um momento para cuidar da criança interior e escutar com atenção o que ela tem para nos dizer, abrir o coração e acolhê-la com muito amor.
Dia 20 novembro acontece a lua nova no signo de Escorpião. Temos um período de 28 dias para plantar as sementes que queremos colher na lua cheia, um momento de mergulhar profundamente nas nossas sombras, fazer um desapego às emoções e sentimentos.
Depois, no dia 22 novembro, o sol ingressa em Sagitário. Pode ser um momento de alívio onde há mais otimismo e esperança de que melhores dias virão. É a altura para encontrar novas metas e mais significado para a nossa vida.
No final do mês, a 29 de novembro, Saturno inicia o seu movimento direto para deixar o signo de Peixes e finalizar este setor no nosso Mapa Natal. O que conseguimos restruturar nos últimos três anos? Cumprimos a nossa função social?
É um momento também para estruturar os nossos sonhos e tudo aquilo que tem a ver com o nosso propósito. O que queremos para 2026?
