Foi em 1849 que a história da Viúva Lamego começou a ser contada. A fábrica foi fundada por António Lamego e, desde então, é uma referência no que diz respeito a azulejos em Portugal, estando presente quer nas casas dos portugueses, quer em espaços e edifícios públicos. Apesar de já terem passado quase 200 anos, a inovação continua a dar forma à marca que acaba de apresentar as novas coleções, a Colinas e a Marola.
Estas coleções não são as primeiras com artistas, mas são as primeiras com um estúdio de design internacional, mais precisamente o REPUBLIC OF II BY IV.
"Espero que seja a primeira de muitas. O nosso objetivo é, sempre que lançamos coleções, lançar com terceiros. E o mercado internacional tem de ser o nosso próximo passo", diz à VERSA o CEO da Viúva Lamego, Gonçalo Conceição.
A Viúva Lamego lançou 14 coleções nos últimos anos, sempre com o objetivo de fazer da fábrica a casa dos artistas. "Quero muito que os artistas sintam que esta é uma casa em que possam trabalhar", continua Gonçalo. E assim foi com Keith Rushbrook e Jose Navarrete.
Os sócios da REPUBLIC OF II BY IV estiveram envolvidos na criação das novas coleções, que se diferenciam pelo design. A coleção Colinas é inspirada nas dobras esculturais dos tecidos plissados, apresentando estrias verticais e horizontais que criam uma superfície dimensional em camadas, disponíveis em três formatos; já a coleção Marola é inspirada nas ondas do mar e está disponível em dois tamanhos que, juntos, criam um efeito ondulante que ganha vida em composições de grande escala.
As peças de cada coleção podem ser combinadas entre si, não havendo regras.
"Não há combinações erradas, de todo. A ideia é voltar à infância, divertirem-se, expressarem-se. O ponto é esse. Podemos ir por um lado mais clean, dependendo do projeto, ou podemos ir para um padrão... A ideia é jogar e misturar. Cada azulejo é uma história e cada azulejo que juntamos cria uma nova história", diz-nos Keith Rushbrook.
Keith idealiza as novas coleções "numa parede de um hotel, de um escritório, atrás do bar num restaurante, numa casa de banho ou cozinha de uma casa, no painel de um escritório", não havendo, no fundo, limites. Até porque, além das formas, os azulejos estão disponíveis em várias cores.
São elas verde, azul, ocre, preto e branco, branco este que foi selecionado entre um dos 22 tons de branco disponíveis na fábrica.
"Quando escolhemos as cores, pensámos na cultura global. Olhámos para a forma como a cor afeta as pessoas de todo o mundo e este tom de branco foi o que mais nos agradou nesse aspeto", afirma Keith Rushbrook.
Algo em que os novos azulejos se diferenciam é na espessura, que, explica Gonçalo Conceição, se deve à necessidade de cada peça "ter estabilidade".
As novas coleções Colinas e Marola da Viúva Lamego serão apresentadas oficialmente na Downtown Design Dubai, a decorrer entre os dias 5 e 9 de novembro.
