Balletcore é a tendência que cresce em termos de procura em redes como o Pinterest desde o início do ano e o Hashtag que só no TikTok gerou mais de 23 milhões de visualizações nos últimos tempos. O termo não é novo, mas volta a estar na moda …graças aos homens.
Inspirado no ballet clássico, junta uma estética mais feminina, mas também de desporto, sendo já apontada como a evolução do athleisure.E não há tutus nem as tradicionais sapatilhas de bailarinas, mas há bodysuits, leggings e até tops ou camisas com a leveza que o ballet nos traz. Um comportamento normal diríamos, depois de dois anos mais passados em casa e com o aumento da procura por roupas mais confortáveis sem perder o glamour.
A coleção da Miu Miu Outono/Inverno 22 veio precisamente confirmar que não é só uma tendência que corre nas redes sociais. Entre os homens a moda dos chamados ballet shoes já pegou…e para os mais atentos não terá passado despercebido o estilo do cantor Harry Styles que apareceu vestido na capa do seu novo álbum Harry’s House com sabrinas e look integral de Molly Goddard, marca que construiu a sua identidade precisamente em silhuetas inspiradas no ballet, ainda que com uma visão mais disruptiva.
Se veio para ficar teremos que aguardar, mas a tendência Balletcore traz consigo ideias que nos agradam: diversidade e inclusão seja usada por homens e mulheres e para todos os tipos de corpo.