Há uma nova loja no Largo do Chiado, em Lisboa. É a primeira da Portugal Jewels na capital e foi instalada num local que em tempos era bem frequentado. Como assim? Era lá que ficava a barbearia de eleição de personalidades como Eça de Queiroz, Fernando Pessoa, Ramalho Ortigão e Almada Negreiros.
Fundada em 1886, como Cabelleireiro Lisbonense, no outrora Largo do Loreto, a Barbearia Campos encerrou portas em 2023. E, agora, conseguiram dar-lhe um nova vida. Foi transformada numa boutique que destaca a joalharia e ourivesaria portuguesa.
Felizmente, "a abordagem de design seguiu uma transformação respeitosa" que procurou "não substituir o passado histórico do espaço, mas sim trabalhá-lo com contrastes ponderados e contemporâneos", explica Alexandre Gomes, um dos fundadores da Portugal Jewels, em comunicado.
Por isso, o projeto foi entregue ao LADO, um atelier lisboeta responsável pelos espaços de outras marcas nacionais como Benamôr, A Vida Portuguesa e Castro. Por isso, "o carácter espacial original e os elementos decorativos foram preservados e melhorados, assegurando que a identidade histórica do edifício permanecesse intacta".
Isto resultou num espaço dividido, literalmente, a meio em que uma parte mantém a bancada original, algumas cadeiras e os espelhos. Já do outro lado estão vitrinas, armários e um balcão de linhas clean em azul Klein, "estabelecendo um contraste vivido com a pátina do espaço original".