O famoso botox ou o lip filler, preenchimento dos lábios, são dois procedimentos muito procurados para disfarçar as rugas do contorno dos lábios ou aumentar o volume. Sabemos que ambos implicam um investimento avultado, mas também que há várias alternativas.
Uma delas é através da maquilhagem, e pode ser um simples batom, como aquele que é usado por Helena Coelho, ou um conjunto de produtos para os lábios a que recorrem celebridades como Jennifer Lopez, ou então através de uma técnica aprovada por uma dermatologia.
Sabemos que o ácido hialurónico é o componente usado em preenchimentos de lábios feitos por profissionais, mas em casa também é possível usá-lo com o mesmo fim, prática que tem sido partilhada nas redes sociais. Pega-se num produto que contenha apenas ácido hialurónico – e há várias marcas com "shots" desta substância – e aplica-se diretamente sobre os lábios para obter um efeito de preenchimento. Mas será que a teoria é verdadeira?
"É um facto ou uma armadilha? É um facto. Há um estudo que mostra que se aplicares ácido hialurónico topicamente nos lábios três vezes ao dia, vão parecer mais hidratados e volumosos, por isso pode substituir o lip filler", refere a dermatologista Aleksandra Brown.
Contudo, alerta, os efeitos são menos duradouros. Enquanto os resultados de um único lip filler duram entre um a dois anos, o ácido hialurónico aplicado topicamente de forma regular só dura alguns dias após o procedimento ou mais dias caso a aplicação for continuada.
Não deixa, ainda assim, de ser ideal para ter os lábios preenchidos num evento especial e, acima de tudo, se o objetivo for poupar dinheiro.