Champô | Fotografia: reprodução do filme "Ela é Fácil"
Nécessaire

A verdade sobre os champôs que pode estar a levar o teu dinheiro

Escolhes o teu champô consoante aquilo que promete? Pode não valer a pena. Eis aquilo que nunca te contaram sobre a função dos champôs.

Champô antiqueda. Champô cabelos danificados e quebradiços. Champô nutrição profunda. Champô repara pontas espigadas. Champô brilho e vitalidade. Champô... que promete talvez mais do que cumpre. 

Nas prateleiras de supermercado encontramos uma vasta, e por vezes confusa, oferta de champôs, que anunciam nas embalagens as mais diferentes formas de cuidar do nosso cabelo. Mas numa experiência de terapia Head Spa no espaço Aesthetic Skin Spa, no Montijo, a VERSA aprendeu que, afinal, os champôs enganam.

Mas antes da verdade, é preciso perceber para que serve o champô.

"O champô é, normalmente, o primeiro passo [na lavagem do cabelo]. É um produto de contacto de limpeza, que tem como função eliminar sujidade e poluição, oleosidade, cosméticos, manto hidrolipídico [mistura de água e gordura, segregadas pelas glândulas sudoríparas e sebáceas] e toxinas do suor. Para isso, tem características adstringentes e, tendencialmente, um pH ligeiramente menos ácido do que o fio. Isto permite abrir a cutícula dos fios e fazer uma limpeza eficiente", explica Tatiana Ramos, Cosmetologista e Terapeuta de Head Spa. 

Sendo o champô um produto de contacto que tem como principal função a limpeza do cabelo, vai ficar pouco tempo no fio, entretanto aberto, pronto para receber nutrição através da máscara (e nunca do champô). O que é que isto quer dizer? 

"Apesar de alguns fabricantes anunciarem que certos champôs reparam cabelos danificados e quebradiços, mesmo que tenham na sua composição constituintes que promovam a reparação e sejam absorvidos pela fibra, de seguida enxaguamos uma fibra com a cutícula aberta, o que vai retirar muitas dessas propriedades", afirma a especialista.

Isto quer dizer que a utilização de determinados champôs pelo que prometem não vai ter muita eficácia, "necessitamos de uma máscara para reconstrução e um condicionador para selar", remata a especialista. 

Design e Artes

Nos saldos encontramos um tapete com a cor tendência de 2025

Na La Redoute, um tapete de juta tem a cor eleita pela Pantone para 2025. Com os saldos, o desconto chega a 30%.

Nécessaire

IOL Footer MIN