Sabrina Carpenter | Fotografia: Getty
Nécessaire

Cortar cabelo sem gastar dinheiro? Testámos a nova moda e o resultado é inesperado

O butterfly haircut é um dos mais famosos no TikTok e inspirámo-nos nele para cortar o cabelo em casa. Se correu bem ou mal? Vais ter de ler para descobrir.

De repente, parece que voltámos a ter 8 anos, a querer cortar o cabelo em casa, a achar que sabemos fazê-lo e que parece fácil. Com esta premissa, sabemos que estão já por ai a achar que o final desta história é o mais previsível: o impulso deu origem ao pior corte de sempre. Plot twist, não deu. 

Influenciados pelo TikTok, decidimos procurar vídeos sobre como cortar o cabelo em casa com o fim de poupar algum dinheiro e tempo. Eis que nos apareceram dezenas de tutoriais ora de cortes mais simples, ora do corte que no passado esteve no auge graças a Kate Middleton e que está de volta desta vez com Sabrina Carpenter, o butterfly haircut.

Bebemos todo o conhecimento possível, montámos o set e procedemos ao corte do cabelo. E porquê relatar a experiência? Porque, efetivamente, a aventura mostrou que o TikTok pode mesmo ser útil e ter vídeos com propostas válidas. Mas esta não é a única conclusão a que chegámos, por isso se também andas a pensar aventurar-te, deixamos algumas notas. 

Cada cabelo é um tipo de cabelo: para cortar o cabelo em casa seguindo vídeos de TikTok, é preciso estar ciente de que cada cabelo é diferente e que os resultados num cabelo ondulado podem ser diferentes num cabelo com perfil mais liso;

Estudar, estudar, estudar: antes de passar à prática, é preciso estudar atentamente a teoria sobre como cortar o cabelo, até porque, uma vez que o vamos fazer ao espelho, a perspetiva pode ser traiçoeira;

Molhar o cabelo: apesar de em alguns tutoriais se cortar o cabelo a seco, o ideal é fazê-lo com o cabelo molhado de modo que o corte seja ao máximo preciso;

Cortar aos poucos: é fundamental começar por cortar pouco para garantir que, no caso de errar, conseguimos acertar ou não se vai notar;

Resultado final: uma franja como sempre quisemos e nunca tivemos coragem de pedir num cabeleireiro por medo de cortarem demais, para além de um corte atrás exatamente como queríamos. Posto isto, gerir o próprio comprimento e tipo de corte é a principal vantagem de cortar o cabelo em casa. 

Se voltaríamos a fazê-lo? Sem dúvida. Mas não vamos deixar de ir ao cabeleireiro e confiar nas mãos de quem sabe os devidos cuidados (já para não falar na massagem durante a lavagem, que é impagável). 

Deixamos os vídeos que nos serviram de inspiração para o corte e na galeria de imagens a maior referência daquele que é o corte do momento, o butterfly haircut.

 

 

 

 

 

 

Design e Artes

Helena Coelho descobre palhinhas antirrugas. Que conceito é este?

O conceito de palhinhas antirrugas pode parecer estranho, mas existe e já há algum tempo. Helena Coelho aviva-nos a memória através de uma compra na Shein.

Nécessaire