Qual é a melhor bebida para todas as ocasiões? A resposta pode ser simples: chá. Um artigo publicado no jornal Washington Post destaca a evidência crescente que os consumidores regulares de chá podem ter riscos menores de ataques cardíacos, diabetes tipo 2, cancro e declínio cognitivo.
As substâncias conhecidas como antioxidantes polifenóis - que combatem os danos celulares e a inflamação - são provavelmente as responsáveis pelas propriedades protectoras dos chás. Os chás de ervas, alguns utilizados como remédios caseiros, também podem ter efeitos benéficos para a saúde. Mas com tantas bebidas à base de ervas, a sua eficácia pode ser mais difícil de comprovar.
A cafeína que se encontra naturalmente nos chás preto, verde e branco também pode ser benéfica com moderação e pode ajudar a manter o cérebro e o sistema nervoso saudáveis.
Os chás são maioritariamente derivados da planta Camellia sinensis, mas apresentam características únicas dependendo da forma como são processados.
O chá preto é produzido através da trituração e secagem das folhas, libertando uma enzima que as escurece. Com um sabor terroso e levemente amargo devido aos taninos, pode reduzir o risco de ataques cardíacos graças às teaflavinas que controlam a inflamação.
Já o chá verde, obtido através da vaporização das folhas logo após a colheita, mantém uma coloração esverdeada. Com um sabor herbáceo, floral e frutado, é rico em epigalocatequina-galato , um antioxidante conhecido como EGCG e pode reduzir o risco de doenças cardíacas em até 16% com apenas duas chávenas diárias.
O chá branco, produzido com folhas que são secadas logo após a colheita, possui uma coloração e sabor mais suaves. É considerado o mais rico em antioxidantes entre os chás verdadeiros, incluindo altos níveis de EGCG.
Os chás de ervas, tecnicamente chamados de tisanas, são feitos com uma variedade de plantas, flores, especiarias e raízes. A camomila, feita com flores secas, possui um sabor suave e floral, estando comprovado cientificamente o seu contributo para um sono melhor.
O chá de gengibre, preparado com a raiz seca, tem um sabor picante e levemente adocicado. Tradicionalmente usado para aliviar problemas digestivos e náuseas, também possui propriedades anti-inflamatórias.
O rooibos tem um sabor floral com notas amadeiradas. É naturalmente adocicado e rico em flavonoides, podendo ajudar a reduzir o colesterol LDL e os níveis de açúcar no sangue.
Para obter benefícios, os especialistas recomendam o consumo de duas a três chávenas de chá por dia.