Se, por um lado, vemos o movimento "no make-up" a ganhar destaque, com figuras como Pamela Anderson a pisar tapetes vermelhos de cara lavada, por outro, continuamos a assistir à pressão da indústria de Hollywood pelo "corpo perfeito" (entenda-se padrões de beleza que se impõe porque sim) ou pelo rosto que se quer sempre simétrico, jovem... ou com traços menos naturais.
Esta realidade tornou-se mais próxima de cada um de nós com a chegada dos filtros nas redes sociais, mas já há muito que a cirurgia estética é escolha recorrente entre caras conhecidas.
Hoje em dia, há uma nova tendência de procedimentos estéticos com retoques subtis: preenchimentos que suavizam olheiras, harmonização facial, liftings sem cirurgia, preenchimento lábios de forma mais… “natural”.
Muitas celebridades não falam abertamente sobre possíveis cirurgias a que se submetem, dando espaço para outras interpretações: será maquilhagem? A fronteira entre o que é maquilhagem, procedimento estético ou apenas genética privilegiada tornou-se cada vez mais difícil de distinguir.
Kylie Jenner é o exemplo mais emblemático desta Era: a maior insegurança da sua adolescência, os lábios finos, transformou-se não só numa imagem de marca como na base de um império de beleza bilionário. Também Kim Kardashian, a rainha do contorno na makeup, já admitiu vários procedimentos, como implantes mamários ou o uso de toxina botulínica (botox). Já Khloé Kardashian, com transformações notórias ao longo dos anos, fala abertamente sobre o impacto da estética na sua autoestima.
Bella Hadid, que durante anos negou qualquer cirurgia, admitiu mais tarde um procedimento feito ainda na adolescência, nomeadamente, uma rinoplastia. Donatella Versace é também um rosto incontornável quando falamos sobre procedimentos estéticos e transformações, até porque a mesma já disse não acreditar em "mulheres naturais".
Mas nem sempre é fácil saber quem fez o quê. Afinal, uma boa maquilhagem pode levantar os olhos, definir o nariz, aumentar os lábios e quase "imitar" o efeito de um bisturi ou agulha, pelo menos temporariamente.
Na galeria de imagens, deixamos-te com o antes e depois de algumas celebridades. Algumas assumem os procedimentos, outras não. E depois, claro, há sempre a possibilidade de ser “só maquilhagem”. Qual a tua aposta?