Felicidade | Fotografia: Unsplash
Nécessaire

Dopamine Menu: que método é este que promete fazer-nos felizes?

Tornou-se popular no TikTok, mas ao mesmo tempo quer desviar parte da nossa atenção das redes sociais. Explicamos o que é o "Dopamine Menu" e como adotá-lo.

O que é a dopamina? Cientificamente, é um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, motivação e recompensa e assume ainda um papel relevante em funções como o foco, a tomada de decisão e o humor. Já nas redes sociais, dopamina é um menu.

Nos últimos tempos, tem-se falado nas redes sociais de um conceito ao qual é dado o nome de "Dopamine Menu", isto é, menu de dopamina. Funciona precisamente como um menu, mais completo do que em muitos restaurantes, por abranger aperitivos, entradas, acompanhamentos, sobremesas e pedidos especiais. A diferença é que o foco não é a comida (embora também possa estar envolvida), mas sim o bem-estar.

Contudo, não foi o bem-estar e a vida saudável que tanto se promove nas redes sociais que deu origem ao Dopamine Menu. Jessica McCabe é a responsável pela ideia, que transpôs para um vídeo de YouTube intitulado "How to Give Your Brain the Stimulation It Needs" ("Como dar ao cérebro a estimulação de que precisa"), dirigido a pessoas que sofrem de Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). E é a pensar nelas que desenvolve uma estratégia que, lá está, aumenta os níveis de dopamina para melhorar a atenção, através de atividades que no passado já nos fizeram sentir motivados e vivos.

 

Do YouTube para a rede social na qual tudo fica viral – o TikTok – foi um instante, sendo esta uma tendência que não é de todo negativa, ao contrário de outras que proliferam nos vídeos de segundos.

 

Esta refeição completa pretende nada mais do que promover o bem-estar e para que resulte é preciso entendê-la como uma forma de motivação e não uma lista de tarefas, para evitar que a dopamina se converta em stress. 

Prepara o apetite, porque está na hora de conheceres o novo tipo de gastronomia ligado à mente. 

Aperitivos

No que toca a comida, os aperitivos têm a função de aconchegar o estômago de forma rápida antes do resto da refeição e assim é também quando falamos de dopamina. Neste caso, obtém-se através de coisas simples e prazerosas como tirar um café, meditar durante cinco minutos ou comer o snack favorito. 

Entradas

Mais completas, falamos de entradas e não de um prato principal, porque o objetivo é que não nos encham de dopamina, mas contribuam para completar a cota ao final do dia. Ao contrário dos aperitivos exigem mais tempo e nelas incluem-se atividades como ir ao ginásio, passear o cão, passar tempo de qualidade com alguém ou dar uma longa caminhada. 

Acompanhamentos

Se um bitoque sem batatas fritas não faz sentido, da mesma forma há aspetos no dia a dia que atingem todo o potencial quando lhes juntamos bons acompanhamentos. Vamos a exemplos: cozinhar a ouvir um podcast, ver um filme com velas acesas em redor, ouvir músicas nostálgicas durante uma viagem de carro e ler um livro com um copo de vinho na mão. 

Sobremesas

Podem não ser consideradas as práticas mais saudáveis, mas também fazem falta para alcançar o equilíbrio da mente, tal como um chocolate que consola a alma. Neste caso, a sobremesa de dopamina pode incluir fazer scroll nas redes sociais, trocar mensagens com alguém ou olhar pela janela sem propósito. 

Especiais

Como na categoria de uma refeição gourmet, os especiais no Dopamine Menu dizem respeito a atividades que fazemos esporadicamente e que por serem tão exclusivas sabem ainda melhor. É o caso de viagens, de uma massagem, da estadia num hotel ou de um concerto.

Dicas para construir um Dopamine Menu 

1.º passo: refletir sobre o que gostas de fazer e te faz sentir bem;

2.º passo: organizar o menu de acordo com a disponibilidade diária (pode existir um para a semana e outro para o fim de semana), privilegiando a variedade de atividades para fugir da monotonia de estímulos; 

3.º passo: estabelecer recompensas. Se o menu tem uma atividade mais exigente, permite-te, sem culpas, passar tempo nas redes sociais ou perder-te numa série mais leve.

Dopamina Menu segundo o ChatGTP

Para começar, nada como um empurrão. A VERSA pediu ao ChatGTP para construir uma rotina de dopamina, com alguns exemplos de atividades. Fica a inspiração, que podes (e deves) adaptar à tua realidade. 

Aperitivos (manhã)

– Alongamentos matinais ao ar livre: sair para um espaço aberto e fazer alongamentos suaves aumenta a circulação e a sensação de energia. A luz natural ajuda na regulação da serotonina e da dopamina.

Entrada (meio-dia)

– Sessão de exercício físico (20-30 minutos): seja uma corrida leve, ioga, ou um treino de força, a atividade física aumenta a libertação de dopamina, especialmente quando te desafias a concluir uma meta de treino.

Acompanhamentos (tarde)

– Ouvir música nostálgica enquanto relaxas: a música tem um impacto profundo nas emoções. Ouvir canções que trazem boas memórias pode estimular uma grande libertação de dopamina.

Sobremesas (final de tarde)

–  Ver vídeos curtos e engraçados (10 minutos): ver algo que te faça rir ou sorrir, como vídeos engraçados ou inspiradores, aumenta instantaneamente a produção de dopamina.

Especiais do Dia (noite)

– Ver o pôr do sol ou uma caminhada tranquila ao final do dia: apreciar a natureza e o pôr do sol, mesmo que por breves momentos, ajuda a baixar os níveis de cortisol (hormona do stress) e pode melhorar o humor ao aumentar a produção de dopamina.

Gourmet

Anda tudo obcecado com o kit do Lidl que enche casa e a alma

Há um aroma que invade a casa em minutos com o novo kit do Lidl, mas esta é apenas uma das razões para o sucesso deste produto viral. Pronto para a sobremesa?

Nécessaire