Com o aproximar do verão aumenta não só a procura por tratamentos na área da estética, como as dúvidas sobre se é ou não possível fazer determinado tipo de tratamentos, em especial os que envolvem a aplicação de laser.
“Devido à sua eficácia em questões como o rejuvenescimento da pele e tratamento de cicatrizes e manchas, os tratamentos a laser assumem, sem dúvida, um papel de destaque entre os tratamentos estéticos mais procurados”, destaca Ana André Rodrigues, especialista em medicina estética do FaceLab, o novo departamento de rejuvenescimento facial da Clínica Oftalmológica das Antas.
“No entanto, a realização destes procedimentos durante os meses mais quentes tem vindo a levantar alguns mitos e preocupações. É muito comum ouvir-se que tais procedimentos devem ser evitados nesta época do ano devido ao risco de complicações, como queimaduras e hiperpigmentação pós-inflamatória - pelo que é muito importante desmistificar algumas destas crenças”, explica.
Existem diferentes tipos de laser, cada um com uma forma específica de interação com os tecidos cutâneos.
Lasers ablativos Produzem danos na epiderme – a camada mais superficial da pele - e promovem a regeneração e cicatrização, sendo mais efetivos no rejuvenescimento e tratamento de cicatrizes.
Lasers não ablativos Atuam nas camadas mais profundas da derme - sem danificar a epiderme - sendo mais seguros para uso contínuo.
Para ajudar a esclarecer algumas dúvidas, Ana André Rodrigues esclarece alguns mitos.
Mito 1: Não se pode apanhar sol depois do tratamento
Verdade. “Após um tratamento a laser - especialmente com lasers ablativos - é crucial evitar a exposição solar direta. Depois do tratamento, a pele fica mais sensível e desprotegida, aumentando o risco de queimaduras e manchas”.
Mito 2: O laser provoca queimaduras
Mito. “Quando realizado por profissionais qualificados e com equipamentos adequados, os tratamentos a laser são seguros. Apesar de, por vezes, a pele ficar mais sensível - e até mesmo um pouco avermelhada -, não deve ser confundido com queimaduras. Seguir as recomendações pós-tratamento é crucial para uma recuperação tranquila”.
Mito 3: A hidratação da pele é fundamental após tratamentos a laser
Verdade. “A hidratação da pele é fundamental após a realização de tratamentos a laser. Após o tratamento, a pele pode ficar mais sensível e irritada, pelo que a correta hidratação vai ajudar a acalmar e reparar a barreira cutânea, promovendo uma recuperação mais rápida e eficaz”.
Mito 4: Não se pode fazer laser no verão
Mito. “Muitas pessoas acreditam que os tratamentos a laser devem ser completamente evitados durante o verão. Na verdade, com os cuidados adequados e a escolha correta do tipo de laser, é totalmente seguro realizar tratamentos durante esta estação”.