Depois dos retiros de yoga, de meditação e de práticas de mindfullness, o mundo do bem-estar está a assistir a uma nova tendência especialmente desenhada para mulheres com ou acima dos 45 anos.
Os retiros para a menopausa, que se verifica após 12 meses consecutivos sem período menstrual, atraem cada vez mais mulheres que procuram hotéis e estâncias com programas específicos para lidar com os sintomas que as afetam, especialmente entre os 45 e os 55 anos.
Entre alterações físicas, emocionais e psicológicas, que diferem de mulher para mulher, são várias as mudanças nesta fase da vida e à medida que a indústria do bem-estar começou a expandir-se para outras áreas, chegou agora à perimenopausa e à menopausa.
Além de suplementos, marcas que lançam produtos para os cuidados com a pele ou programas de nutrição, são várias as novidades para as mulheres desta faixa etária e que procuram respostas em spas ou hotéis em vez do tradicional consultório médico.
Os programas podem incluir planos de refeições personalizados, exercícios desenhados à medida e testes hormonais, sendo que não é o preço que impede algumas mulheres de procurar este tipo de ajuda, mas o estigma social que continua a existir à volta da menopausa, cujos sintomas podem incluir alterações de humor, dor nas articulações, afrontamentos, flutuações de peso e dor durante as relações sexuais.
Situado na Costa Rica, The Retreat é um dos exemplos para quem está interessado em fazer uma viagem ao mesmo tempo que cuida do seu bem-estar. Outra alternativa passa por uma viagem aos Himalaias até ao Ananda Spa, que oferece um programa de reequilíbrio hormonal.
No entanto, em Portugal também está agendado um retiro de menopausa de 8 a 14 de outubro na Quinta Carvalhas, em Santarém. O programa inclui workshops diários para ajudar a compreender a menopausa, a gerir os sintomas e a explorar a nutrição e o treino de resistência.
Não vão faltar massagens, refeições vegetarianas e contacto com mulheres na mesma fase da vida. A participação no programa de 7 dias implica um investimento de €2,430.