Graças às suas propriedades antibacterianas e cicatrizantes, são vários os benefícios do mel como aliado da saúde e existem registos da sua utilização por parte dos antigos egípcios, que tiravam partido das suas qualidades como remédio natural tanto para tratar feridas e queimaduras, como para promover a cicatrização de lesões.
O mel também era usado em cosméticos e aplicado em máscaras faciais ou cremes para hidratar e nutrir a pele, aproveitando suas propriedades suavizantes e antibacterianas.
Atualmente, o mel continua a fazer parte da lista de ingredientes de conhecidas marcas de cosmética, que não ficam indiferentes ao seu poder terapêutico. Em 1994, Aliza Jabès estava a dar os primeiros passos na construção da marca Nuxe e teve a ideia de criar um bálsamo labial à base de mel para reparar os lábios.
No entanto, um erro nas dosagens aquando dos primeiros testes fez com que a textura ficasse muito espessa, mas ainda assim extremamente eficaz. Em vez de corrigir o erro, as proporções foram mantidas e a fórmula concentrada foi embalada num frasco de vidro, para poder ser facilmente transportada.
E o que começou por ser um lapso viria a tornar o bálsamo Rêve de Miel, 30 anos depois, num dos segredos de beleza mais partilhados, sendo atualmente vendida a cada minuto uma embalagem em todo o mundo. Composto por ingredientes de origem 100% natural, a fórmula atual concentra os tesouros da colmeia, como própilis, cera de abelha e mel, com uma textura rica e uma fragrância infundida com notas de toranja e limão.
O verdadeiro cuidado para os lábios viria a ser lançado pela Nuxe em 2023 e, um ano depois, o Gloss Labial Rêve de Miel é um dos produtos mais vendidos da marca. Com uma textura transparente que ilumina os lábios com um acabamento brilhante, a fórmula inclui mel e óleo de Camelina, com notas de baunilha.
A mais recente joia para lábios bonitos faz parte da gama Rêve de Miel formulada especialmente a pensar nas peles mais secas, graças às propriedades regeneradoras do mel, da cabeça aos pés.