Seria incrível se existisse uma fórmula secreta para cuidarmos da pele do rosto, mas a verdade é que cada pele é uma pele e os métodos e produtos usados têm de ser diferentes. Contudo, há formas de limpeza que são comuns a todos e sobre o quais talvez nunca tenhas refletido.
Por exemplo, alguma vez pensaste na toalha que usas depois de lavar o rosto? Se a poluição, o vento e o frio ou o calor são dos fatores externos mais agressivos para a pele, dentro de casa há outros que podem prejudicar de igual forma o equilíbrio.
A VERSA questionou um dermatologista sobre estes e outros temas da limpeza de pele e revelamos tudo.
A limpeza que na pele não se vê
Há algum tempo, curiosamente num vídeo de TikTok, plataforma na qual tantas teorias se partilham, ouvimos dizer que nunca, nunca devemos lavar o rosto e depois secá-lo com uma toalha. Ora, fomos saber se isto é verdade.
"A verdade é que pode usar uma toalha, mas nunca deve usá-la esfregando o seu rosto. A frição pode saber bem, mas também pode repuxar e irritar. O ideal será secar a pele com toques suaves com a toalha. E nunca esfregar”, afirma o dermatologista Luís Uva, diretor clinico da Personal Derma. Contudo, não é apenas uma questão de irritação.
"Deve-se também ter em atenção a limpeza da toalha, pelo que secar o rosto com uma toalha já com bactérias pode ter o efeito adverso do que pretende”, continua.
Agora imaginemos o seguinte cenário: chegas a casa, limpas o rosto, fazes a tua skincare e deitas-te sobre a fronha da almofada. E se dissermos que este último passo pode arruinar todos os anteriores?
"Fronhas sujas acumulam óleos, sujidade e bactérias, o que pode contribuir para problemas de pele, como acne”, afirma o dermatologista. Por isso, Luís Uva recomenda trocar de fronha entre uma a duas vezes por semana e, neste processo, ter atenção aos produtos químicos utilizados na lavagem.
De manhã à noite, a melhor forma de cuidar da pele
Há quem tenha na prateleira da casa de banho uma fila de produtos para usar de manhã e noite e quem se limite apenas a alguns à noite ou, simplesmente, a um creme para todo o dia.
Afinal, qual a melhor rotina de skincare? "Os passos incluem produtos, ordens, quantidades e prioridades diferentes. É necessário atender às necessidades e exigências de cada pele e em cada altura do dia”, refere o dermatologista.
Posto isto, de manhã à noite, eis os passos essenciais para um devido cuidado da pele.
– Manhã: deve-se utilizar um produto de limpeza adequado ao tipo de pele, aplicado com suavidade, sem esfregar. Evitar ingredientes agressivos, como o álcool, acido salicílico ou glicólico e aplicar água tépida, secando o rosto, em vez de o esfregar.
– Noite: o produto a utilizar acaba por ser de preferência pessoal ou, melhor ainda, por indicação do dermatologista, desde que cumpra estes objetivos referidos.
“Enquanto que a limpeza matinal começa por remover a sujidade e as impurezas, preparando a pele para absorver os ingredientes nutritivos do que vai ser aplicado, refrescando-a e despertando-a para o dia, a limpeza noturna está a tentar remover maquilhagem, protetor solar, sujidade ou impurezas acumuladas ao longo do dia e a prepará-la para os produtos de cuidado noturno”, acrescenta o dermatologista.
Limpar o rosto a 100%
Por mais cuidados que tenhamos a retirar a maquilhagem com desmaquilhante e/ou gel de limpeza, será possível limpar o rosto a 100%?
“Para terminar a remoção de maquilhagem, depois de aplicar desmaquilhante, recomenda-se o uso de uma água facial de limpeza, estando a sua gama associada a cada tipo de pele, de modo que a pele fique totalmente protegida e bem cuidada”, diz o dermatologista Luís Uva.
Para peles oleosas, recomenda usar água micelar apenas uma ou duas vezes por semana e nos restantes dias limpar com gel ou uma espuma de limpeza.