A prática de exercício físico é fundamental para a saúde e o bem-estar, mas surge uma questão frequente entre quem não dispensa o uso de maquilhagem: será seguro para a pele?
Embora possa parecer inofensivo, manter produtos cosméticos na pele durante o treino pode mesmo ter impacto na saúde da mesma. Mas até que ponto? Só as peles com tendência acneica estão sujeitas a alterações? Será possível encontrar um equilíbrio saudável entre maquilhagem e os cuidados com o corpo?
Estas são algumas das questões que a VERSA lançou ao dermatologista Rui Tavares Bello, do Hospital Lusíadas Lisboa, que melhor do que ninguém sabe o que podemos ou não fazer pela saúde da nossa pele.
Tira notas sobre como fazer a melhor gestão entre maquilhagem e exercício físico e nunca te esqueças do mais importante: "Cada pele é um caso especial".
Treinar com maquilhagem colocada pode trazer danos à pele?
Absolutamente. Qualquer que seja a maquilhagem, irá sempre constituir uma barreira artificial sobre a pele, o que se repercutirá na sua fisiologia, nomeadamente na perda de calor do organismo e na oxigenação da pele.
O suor e o aumento da oleosidade da pele durante o exercício podem agravar problemas como acne ou irritações cutâneas em quem usa maquilhagem?
A oclusão determinada pela acumulação do suor ou pelo excesso de oleosidade agrava a oclusão patológica dos orifícios foliculares, assim agravando ou desencadeado acne nas peles predispostas. A situação é ainda mais agravada quando o exercício é realizado em ambientes fechados, circunstância em que não se verifica a necessária evaporação do suor.
Existem tipos de maquilhagem ou produtos específicos (como maquilhagem não comedogénica, que bloqueia os poros) mais adequados para usar durante o treino?
Deverão ser evitados cosméticos oclusivos de qualquer tipo, pelas razões aduzidas anteriormente. Em geral, as peles mais oleosas ou acneicas ou couperosicas (com rosácea) tendem a ser mais prejudicadas. Em circunstâncias muito excepcionais – maquilhagem para disfarçar uma cicatriz evidente, por exemplo – sugere-se a utilização criteriosa em camada fina de uma preparação mais fluida.
Quais seriam os cuidados recomendados antes e depois do exercício físico para quem prefere não abdicar da maquilhagem?
Higiene suave, mas efectiva da maquilhagem, seguida de aplicação de preparações de galenica fluida, não oclusiva, comedogenica ou acnegenica.
O ideal seria evitar totalmente o uso de maquilhagem durante o exercício ou é possível encontrar um equilíbrio saudável?
Em princípio, deve ser evitada. No entanto, boas condições de treino – curta duração, ambientes ventilados e com baixo teor de humidade – podem propiciar a sua utilização. Ter sempre presente, no entanto, que cada pele, como cada pessoa, é um caso especial, pelo que o aconselhamento pelo seu dermatologista deve ser a regra.