Os procedimentos estéticos sempre me deixaram de pé atrás por duas razões: ter receio de tudo o que não pareça natural e querer afastar-me de gastos dos quais me possa vir a arrepender. Isto aplica-se tanto a intervenções estéticas invasivas, como não invasivas, contudo, decidi acabar com ideias pré-concebidas.
"Porque não um lifting de pestanas?", pensei, e fiz a marcação no salão de The Nude. Faz parte de uma rede de salões que pertence a Margarita e Roman, naturais de Kharkiv, na Ucrânia, onde abriram os primeiros espaços em 2014 (dois deles entretanto encerrados devido à guerra), estando atualmente também em Madrid e, desde 2023, em Lisboa.
Confiei então as minhas pestanas ao The Nude, mas, na verdade, não sabia bem ao que ia. Isto porque em vez de lifting de pestanas, a marcação indica laminação de pestanas. Será a mesma coisa?
"O procedimento de laminação de pestanas visa dar uma curvatura natural às pestanas, além de engrossá-las e realçar a cor. Isso deixa o olhar mais aberto e expressivo, proporcionando uma aparência bem cuidada sem a necessidade de usar máscara de pestanas", explica à VERSA Margarita Kulyk, proprietária dos salões The Nude.
No fundo, é um tipo de lifting de pestanas, que se diferencia pela finalização com queratina para deixar as pestanas nutridas e com aspeto natural.
E, sim, já existem produtos no mercado que permitem fazê-lo em casa, mas Margarita explica por que razão é que nada têm que ver com o procedimento (e o preço) que é feito no The Nude.
"Ao chegar a Portugal, percebemos que muitos salões negligenciam as medidas de segurança. E quando nos perguntam 'por que razão é tão caro?', queremos explicar que o preço é justificado pelo fato de todos os nossos instrumentos serem descartáveis ou passarem por um processo de esterilização em quatro etapas, incluindo o uso de um autoclave de alta qualidade, o mesmo utilizado em cirurgias e em clínicas dentárias", explica.
A segurança, na verdade, não tem preço, e, se é justo garantindo resultados, não nos preocupamos com os números. É então altura de falar da minha experiência.
Massagens relaxantes? Experimentem um lifting de pestanas
Pelas 10h num sábado de manhã entreguei-me às mãos de Kate Koshkarova.
Tenho aquilo a que se podem chamar de pestanas "normais", isto é, tamanho médio e força média, mas a laminação pode ser feita em todo o tipo, sejam elas finas e fracas ou grossas e fortes. "No entanto, em cílios mais finos, o efeito será mais visível, pois o procedimento ajuda a dar mais volume e destaque", garante a especialista.
Durante cerca de 1h30, fechei os olhos. Fui percebendo aquilo que estava a acontecer, desde a limpeza na fase de preparação das pestanas até à aplicação de alguns produtos, mas terei perdido alguns passos, porque nem o barulho das brocas da manicure de unhas a ser realizado ao lado comprometeu o efeito relaxante dos procedimentos que me levaram a cair no sono.
Quando dou por mim a laminação de pestanas estava concluída e não vou negar algum receio de me ver ao espelho depois de ter visto por ai tantas pestanas que correram mal noutros salões. Eis então que olho e, genuinamente, a reação que tenho é: "Ah, é isto?".
Não é uma admiração depreciativa, porque era precisamente o resultado que pretendia: pestanas expressivas e naturais, que quase não precisam de máscara, embora certamente dará jeito para realçar ainda mais o olhar em ocasiões especiais.
Para não estragar nada e fazer com que o efeito dure durante as quatro a seis semanas previstas, certifico-me então que cuidados devo ter daqui para a frente.
"Após o procedimento, não se devem molhar as pestanas, ir à sauna ou piscina, ou usar maquiagem nas primeiras 24 horas. Para manter o efeito por mais tempo, recomenda-se evitar esfregar os olhos com força e usar apenas produtos suaves para remover a maquiagem", explica Margarita.
O procedimento de laminação de pestanas dura até 1h30 e custa €50 e existe ainda a opção de laminação de pestanas e sobrancelhas, que dura 2 horas e custa €80. A marcação pode ser feita aqui.
