Rugas
Nécessaire

Diz-me o que sentes, dir-te-ei que tipo de rugas podes ter

As tuas emoções podem afetar o aspeto do teu rosto e, em alguns casos, fazer com que as temidas rugas comecem a aparecer. Uma professora de ioga facial explica tudo.

Sim, as tuas emoções, especialmente a mais negativas, têm um impacto na pele. É maior órgão do corpo e está diretamente ligada ao nosso sistema nervoso. Isto significa que as emoções intensas desencadeam "uma série de respostas físicas e emocionais que levam a mudanças visíveis na pele", como o aparecimento de rugas, explica Paula Sá, uma professora de ioga facial

De acordo com a professora, algumas emoções têm um impacto negativo na produção de colagénio e de elastinas, ambas são proteínas essenciais para manter a pele firme e elástica, levando à flacidez e ao envelhecimento precoce". 

Já "as emoções positivas promovem a libertação de endorfinas e serotonina, que podem melhorar a circulação sanguínea e dar à pele um brilho saudável". Explica ainda que normalmente "as pessoas felizes têm menos tensão no rosto, o que leva ao aparecimento de menos rugas e a um rosto mais jovem". 

Tudo isto significa que o tipo de rugas que tens podem dizer o que sentes com mais regularidade. Por exemplo, "as rugas de expressão, como as linhas do sorriso e os pés de galinha, revelam os momentos de felicidade, enquanto que as linhas da testa podem contar histórias de desafios superados e preocupações enfrentadas". 

O que podem significar diferentes tipos de rugas

Rugas horizontais na testa

Podem ser "comuns em pessoas que franzem a testa regularmente devido ao stress ou preocupação. É a repetição desse movimento que pode causar linhas horizontais permanentes". 

Sulco nasolabial

Também chamado de bigode chinês, "consiste nas rugas que se formam ao redor da boca, desde o nariz até ao canto dos lábios". Geralmente, "estas linhas estão associadas à felicidade, à sabedoria e ao propósito". 

Ruga do leão

É um dos nomes dados às "linhas verticais entre as sobrancelhas". Há quem diga que são linhas “11”. Podem ser mais "comuns em pessoas que frequentemente expressam raiva ou frustração (mesmo quando guardam este tipo de emoções para si mesmas e não o mostram exteriormente)", explica a professora. 

Linhas de marionete

"São rugas que vão dos cantos da boca para o queixo" e, normalmente, estão "associadas a expressões de tristeza ou amargura". 

Pés de galinha

"Linhas finas que se formam ao redor dos olhos devido ao sorriso frequente ou ao “apertar” os olhos." Podem ser "um dos primeiros sinais de envelhecimento, mas também são marcas de alegria e vivacidade".

Como evitar o aparecimento de rugas

É sempre melhor prevenir do que remediar. Paula Sá explica recomenda que adotes "um estilo de vida saudável e calmo que, quando associado a cuidados com o rosto, vai ajudar a minimizar o impacto das emoções na pele".  

Também aconselha que tenha cuidado com o stress e aposte em práticas como meditação, ioga e exercícios de respiração. É importante que te mantenhas hidratdo e optes por uma dieta rica em antioxidantes para "proteger a pele dos danos causados pelos radicais livres", acrescenta. 

Claro, o ioga facial pode ajudar a "tonificar os músculos faciais e a melhorar a circulação sanguínea, o que contribui para uma pele mais firme e jovem".  Menciona ainda a importância de dormir bem para garantir a regeneração celular e a manutenção da saúde da pele.

Coolhunting

As espanholas já repararam que estes 5 macacões Mango afinam a silhueta

Há novidades na Mango que podem ser as melhores aliadas de quem quer uma solução prática e amiga da silhueta no dia a dia. As propostas já conquistaram o público espanhol.

Nécessaire

IOL Footer MIN