O Natal e o Ano Novo são momentos. Nem sempre de celebração. Para alguns é uma das épocas mais difíceis do ano, que traz à memória perdas, impulsiona momentos familiares desconfortáveis, acende questões de pressão social sobre finanças ou objetivos de vida, variantes que podem por vezes levar ao agravamento de problemas de saúde mental.
Os dados são claros: 64% das pessoas com problemas de saúde mental relatam um agravamento dos seus sintomas e dificuldades habituais durante a quadra festiva, de acordo com dados da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP). É uma grande fatia, servindo de alerta para o ano que se avizinha.
Antes de entrarmos em 2025, a OPP sugere que façamos não realizações, mas sim um check-up à nossa saúde mental e bem-estar. Para isso, elaborou uma lista com sete perguntas que nos ajudam a detetar sinais de que algo não está bem. Aplica-se a todos e para todos é também o guia desenvolvido pelos psicólogos com sugestões sobre o que fazer e evitar ao lidar com quem está a passar por um período crítico.
Eis as 7 questões que deves fazer a ti mesmo antes de 2025:
1. Reconheces e aceitas as tuas necessidades e sentimentos nesta época (mesmo quando não sentes o mesmo que as pessoas à sua volta)?
2. Priorizas o teu autocuidado (manténs hábitos de atividade física, alimentação e sono saudáveis)?
3. Dizes “não” a pedidos que te provocam mal-estar e desconforto?
4. Aceitas que, nas dinâmicas familiares, só controlas o teu papel e que pode não ser realista esperar “momentos perfeitos”?
5. Reduzes o tempo que passas nas redes sociais e evitas comparar o teu Natal/Ano Novo com aqueles que aí vês?
6. Partilhas como te estás a sentir e comunicas como as outras pessoas te podem ajudar neste período?
7. Agradeces (por telefone ou mensagem, por exemplo) às pessoas que te deram apoio durante o ano?
8. Se for caso disso, garantes que tens medicação suficiente e contactos de emergência?
9. Procuras ou manténs/intensificas a ajuda profissional que já tens quando te sentes sobrecarregado/a e não consegues funcionar habitualmente?
Em caso de necessidade, existem várias ferramentas no Programa Online de Saúde Psicológica e Bem-Estar EU SINTO.ME e a OPP relembra a linha de apoio disponível através do Serviço de Aconselhamento Psicológico do SNS24 através do número: 808 24 24 24.