Reprodução The Gentlemen (2020)
Nécessaire

Descobre o que realmente funciona para aumentar a longevidade, segundo especialistas

Há hábitos menos óbivios que podem contribuir para aumentar o número de anos que vivemos com saúde. Destacamos dois conselhos de especialistas que realmente podem fazer a diferença.

Muito se tem escrito sobre os segredos de uma vida longa. Dormir em câmaras hiperbáricas, experimentar crioterapia ou aplicar luz infravermelha no corpo são apenas algumas das últimas tendências de tratamentos realizados por quem procura viver mais, mas especialistas mostram-se céticos quanto aos verdadeiros efeitos destes tratamentos no aumento da longevidade humana, escreve o New York Times

“Praticando alguns comportamentos simples, muitas pessoas podem viver mais saudáveis por mais tempo, chegando aos 80, 90 ou até aos 100 anos em boa forma física e mental”, pode ler-se no artigo do New York Times.

Entre o role de conselhos dos especialistas para aumentar a longevidade, há comportamentos que todos sabemos que nos trazem benefícios como ser mais ativo fisicamente, comer mais frutas e legumes, não fumar ou moderar o consumo de álcool. Mas também existem outras pequenas mudanças que podemos incorporar na nossa vida e que podem fazer a diferença entre viver mais, defendem os especialistas ouvidos pelo jornal norte-americano.

Priorizar as nossas relações pode ter um impacto positivo na nossa saúde mental. “A saúde psicológica é muitas vezes relegada para segundo plano em relação à saúde física, mas é igualmente importante. O isolamento e a solidão são tão prejudiciais para a nossa saúde como o tabagismo e colocam-nos em maior risco de demência, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais.”

Até mesmo pensar de forma positiva pode ajudar-nos a viver mais. Vários estudos têm demonstrado que sermos optimistas está associado a menor risco de desenvolver doenças cardiovasculares e que pessoas que obtêm resultados mais altos em testes de positividade vivem 5 a 15% mais do que pessoas com resultados mais baixos nos mesmo testes. “Isso pode dever-se ao facto de os optimistas tenderem a ter hábitos mais saudáveis e taxas mais baixas de algumas doenças crónicas, mas mesmo tendo em conta esses fatores, a investigação mostra que as pessoas que pensam positivamente continuam a viver mais tempo”, refere um especialista citado no mesmo artigo.

Outro especialista deixa apenas uma recomendação: “Se tiveres de escolher uma prática saudável para a longevidade, faz algum tipo de atividade física”. “Se não conseguires fazer isso, então concentra-te em ser positivo”.

Coolhunting

Os opostos atraem-se na moda: atenta nesta tendência para 2025

Das ruas para os desfiles da Semana de Moda de Londres. A audácia de combinações inesperadas é agora tema que marca as tendências para 2025.

Nécessaire