Os pós perfumados, mais ou menos compactos, são conhecidos ou procurados, de uma forma geral, para controlar a oleosidade, matificar ou suavizar a pele, ao mesmo tempo que proporcionam um aroma agradável. Esses pós, compactos, translúcidos e soltos, foram especialmente populares nas décadas de 80 e 90, e muitos tinham o talco como ingrediente. Aliás, não é por acaso que a marca Johnson & Johnson começou a comercializar o famoso pó de talco para bebés nessa altura.
Muitos de nós têm a memória das avós a usarem os seus pós com aroma caracteristico, passando no rosto ou no corpo. E são precisamente esses pós que estão a voltar como tendência de beleza, e há até quem os faça em casa. As redes sociais como o TikTok mostram-nos milhares de DIY de mulheres a partilharem as suas próprias receitas. Basta pesquisares pela hashtag #dustingpowder, que facilmente encontras um mundo de vídeos.
Talvez o crescimento da indústria de fragrâncias justifique este desejo por estes produtos perfumados. Mas sabemos que há questões que se levantam, entre elas, o porquê de estes pós terem sido esquecidos durante longas décadas. Isto deveu-se à desconfiança do público em relação ao talco, ingrediente principal de muitos dos pós populares nas décadas de 80 e 90.
Estudos recentes, nomeadamente um artigo publicado na revista cientifica The Lancet em junho deste ano, concluiu que o talco "apresenta características-chave de agentes cancerígenos", o que levou à sua má reputação.
Mas algumas marcas de renome, como a Lush, perceberam a aversão ao talco e apostaram em alternativas sem talco, como amidos e outros modificadores, que conseguem obter resultados semelhantes. Os pós corporais Silky Underwear da Lush com pó de caulim e bases de amido de milho são, assim, um bom exemplo de uma opção ideal para quem quer um pó na sua rotina diária.
Mas, como já aqui falámos, há também quem prefira criar o seu pó em casa, personalizado ao seu gosto. Há quem chegue a misturar diversos tipos de pós e fragrâncias para criar o seu aroma característico. Mas, atenção, se queres criar o teu, o melhor é falares com um especialista ou dermatologista, antes de seguires alguma receita que vês na Internet.
@mayaangelouthebrand dusting powder first attempt with no cotton ball. 💗 #dustingpowder #bodycareroutine #femininehygiene #powder #mayaangelounails #bodypowder ♬ BE YOUR GIRL - KAYTRANADA REMIX - Teedra Moses