Muitas de nós já perdemos conta aos anos que fazemos unhas de gel ou verniz gel, práticas a que nos habituámos, fazendo-nos até esquecer de acompanhar as novidades nesta área.
A verdade é que vão surgindo novas técnicas, algumas das quais até pretendem substituir o gel, e há uma que está a ganhar popularidade em Portugal: a manicure japonesa. Descobrimo-la ao passar junto do salão de beleza The Nude, em Benfica, que na vitrine anunciava este serviço.
Dada a curiosidade, procurámos saber de que se trata então a manicure japonesa.
"Imagina que as tuas unhas estão num spa. A manicure japonesa é uma técnica de cuidado completamente natural para as unhas, usando ingredientes como cera de abelha, pastas minerais e óleos para deixar as unhas a brilhar como as dos heróis de anime, e ainda por cima, super saudáveis", explica à VERSA Margarita Kulyk, proprietária do salão The Nude.
Além do brilho, há uma lista generosa de benefícios proporcionados por esta técnica, entre eles deixar as unhas mais fortes graças às vitaminas e minerais aplicados, a prevenção da secura e também da fragilidade das unhas.
Qual a diferença entre manicure japonesa e unhas de gel?
Para diferenciar a nova técnica das unhas de gel, existe uma palavra-chave: "detox". Segundo Margarita Kulyk, a "manicure japonesa é como um 'detox' para as unhas", uma vez que se foca na nutrição e recuperação das unhas e, ao contrário das unhas de gel, fortalece as unhas.
Há apenas uma semelhança entre as duas técnicas: o tempo do processo, cerca de um hora.
É possível reproduzir em casa?
Sabemos que há diversas formas e kits para fazer unhas de gel em casa. E quanto à manicure japonesa, será possível fazer de forma caseira?
"Em teoria, sim. Mas, como acontece com o sushi, a versão caseira raramente é tão boa quanto a de um restaurante japonês... ou, neste caso, um salão. Vais precisar de materiais especiais — pastas, polidores e um pouco de habilidade. Mas se gostas de experimentar, pode ser uma ótima ideia criar um ritual de beleza japonês em casa", remata Margarita.