Unhas | Fotografia: Pexels
Nécessaire

Devemos remover as cutículas das unhas? A opinião de uma especialista

As cutículas são um assunto contraditório no mundo das unhas, mas é altura de esclarecer algumas teorias. Para isso, recorremos a uma nail artist.

Quem regularmente cuida das unhas, seja em casa ou num salão, acaba sempre por tratar também das cutículas. E sobre elas há várias teorias, incluindo que não devem ser removidas porque isso pode causar infeções ou até deixar a unha mais frágil. 

Para esclarecer o assunto e saber o que fazer ou pedir na próxima vez que fizermos unhas de gel, a VERSA falou com a nail artist Ana Rosa, do projeto Goddess Hideaway, mas parece que não há um consenso. 

"Eis uma questão que cria algumas contradições no mundo das unhas. Vou dar a minha opinião e com base no que faço no meu trabalho, na minha experiência e conhecimento: a cutícula funciona como uma barreira natural fornecendo proteção à unha e fazendo com que humidade, fungos e bactérias não influenciem a saúde da mesma", começa por dizer. "No entanto, para fazermos a aplicação de produtos como verniz gel, gel ou outros, temos de garantir que os mesmos não ficam sob a cutícula, apenas na placa ungueal, fazendo parte do processo de preparação da unha (para aplicação de verniz gel, gel ou outros produtos) o afastamento da cutícula", esclarece. 

Ora está aqui o segredo. Esta preparação, que pode ser feita de três formas (humedecer a cutícula, afastar com o empurra cutículas ou pau de laranjeira, ou usar a broca), tem sempre como objetivo levantar o excesso de cutícula para que possa ser retirado com o alicate ou tesoura.

Coloca-se então a questão: devem-se retirar as cutículas?

"Sendo que a remoção da mesma possibilita a entrada de água, corpos estranhos, fungos e bactérias, só se deve retirar mesmo a 'pele' morta levantada, nada mais a fundo. É importante também mantermos as mesmas hidratadas com o uso recorrente de óleo de cutículas", aconselha Ana Rosa. 

Quanto à fragilidade das unhas, a nail artist esclarece que a remoção do excesso de cutícula não afeta a saúde das mesmas. 

Nécessaire

O lado b do cancro da mama

Artigo de opinião

Neste "Outubro Rosa", um artigo de opinião sobre o outro lado do cancro da mama, por Mónica Gomes Ferreira, diretora do MS Mulher Mulher e Saúde Institute.

Nécessaire