Nos últimos tempos, ter umas unhas elegantes e bem cuidadas tornou-se uma verdadeira obsessão. E se continuas a sonhar com uma manicure igual à de Georgina Rodríguez, mas na realidade tens umas unhas finas e quebradiças, ou mesmo a lascar, a culpa pode não ser da falta de cálcio, mas da onicosquizia.
Esta é uma condição que faz com que a superfície da unha deixe de ser lisa e comece a descamar, ficando áspera, quebradiça e em camadas, acabando por se partir facilmente.
Para compreender melhor as causas e o que fazer para tentar resolver o problema, a médica dermatologista Ana Molina partilhou na sua conta de Instagram um vídeo onde aborda o assunto.
E ao contrário do que possas pensar, desta vez o cálcio não é o principal culpado pela falta de dureza das tuas unhas, mas sim a humidade ou passares muito tempo com as mãos dentro de água.
“Por onicosquizia entendemos que as unhas se descolam em placas, e a sua causa mais frequente é a humidade, a imersão repetida das mãos em água, juntamente com a utilização de detergentes e outros produtos de limpeza”.
Segundo Ana Molina, em alguns casos também pode estar em causa “uma falta de nutrientes, mas é muito menos provável do que a humidade”.
Se seguires uma dieta equilibrada e incluir alimentos ricos em proteínas, vitaminas e minerais que promovam a saúde das unhas - como ovos, nozes, vegetais verdes e frutas cítricas - não vai ser necessário recorrer a suplementos nutricionais para fortalecer as unhas.
Já os óleos para as cutículas, os vernizes endurecedores ou os hidratantes “ajudam a suavizar a pele circundante, a manter a unha protegida e a melhorar as suas qualidades cosméticas. Embora não deem força, nem engrossem a unha, ajudam se tiver este problema”, indica a especialista.