Decorria o ano de 2014 quando nascia a Frederica, um blog criado por Vanessa Martins para partilhar as suas experiências, visão de bem-estar e saúde. Mas será hoje o projeto Frederica o mesmo? E o que mudou na empresária Vanessa Martins?
Numa década deram-se várias transformações, e a mais relevante aconteceu há 5 anos: a passagem do blog para uma marca, com apostas nas mais variadas àreas, desde a moda ao bem-estar, com suplementos e as já famosas gomas que prometem ajudar ao bronzeado ou até à estimulação da líbido.
E, por falar em líbido, há que referir aquele que é um outro foco do projeto, quebrar tabus no que toca ao tema da sexualidade porque, como sublinha Vanessa Martins, "a questão não é sobre sexo, mas sobre saúde sexual".
Em entrevista à VERSA na rubrica diVERSA, Vanessa Martins revela a chave para o sucesso da Frederica, que durante um dia, irá saltar do online para a rua através de uma pop-up store que se vai instalar este domingo, 10 de novembro, na Lovely Concept Store, no Saldanha, em Lisboa.
Por lá será possível encontrar alguns produtos da Frederica, promoções e antever as próximas novidades, que Vanessa Martins revela na entrevista que se segue.
Como surgiu a ideia de criar a marca Frederica?
A Frederica nasceu há 10 anos como um blog onde partilhava as minhas experiências, interesses e visão sobre bem-estar, estilo de vida e saúde. Com o tempo, o blog evoluiu rapidamente para um site e loja, transformando-se na marca própria que é hoje. Este percurso aconteceu naturalmente, ao perceber que havia um público cada vez mais interessado nesta área, e a Frederica tornou-se o culminar de oportunidades e circunstâncias. Hoje, a Frederica vai além do digital, oferecendo produtos que traduzem estes mesmos valores.
Quais os desafios de uma jornada enquanto empreendedora?
Ser empreendedora é uma experiência totalmente nova para mim, e cada dia traz algo diferente. Sinto-me à vontade, mas enfrento constantemente desafios, pois esta é a primeira vez que assumo a liderança de uma empresa, no caso esta é minha. O que traz uma responsabilidade ainda maior. No entanto, o maior desafio, sem dúvida, é encontrar as pessoas certas para desenvolver o projeto em alinhamento com a minha visão.
A Frederica começou como um blog, mas hoje é uma marca de lifestyle, conhecida especialmente pelas gomas de suplementação. O que impulsionou essa transição?
No início, foi uma transição natural, sem estratégias complexas. Começámos por disponibilizar as primeiras gomas no site, inicialmente através de um modelo de marketplace, revendendo produtos de outras marcas. Mais tarde, surgiu a oportunidade de criar as nossas próprias gomas. Na altura, a Frederica era um projeto muito pequeno, com quantidades limitadas, e foi crescendo aos poucos, muito impulsionado pelas partilhas no meu Instagram. Hoje, estamos a crescer significativamente, com estratégias de marketing bem definidas, campanhas offline e online, e parcerias com afiliadas que nos ajudam a chegar a um público cada vez maior. Atualmente, como é óbvio, temos um planeamento estratégico mais sólido, mas na fase inicial fui acompanhando o interesse das pessoas e adaptando-me, até porque o orçamento era bastante limitado para investir em produtos próprios.
Consegue identificar a razão da cada vez maior procura por suplementação atualmente?
Atualmente, existe uma consciencialização crescente sobre a importância do bem-estar e da prevenção. As pessoas estão mais informadas e atentas, e todos procuramos alcançar a nossa melhor versão, mantendo-nos saudáveis. A procura por suplementação reflete a necessidade de complementar a saúde física e mental, tornando-se uma prática comum para quem deseja melhorar a sua qualidade de vida.
Em comparação com décadas passadas, como os anos 80, onde o foco era viver o momento sem grandes preocupações com a saúde, hoje assistimos a uma mudança significativa. O desporto, a alimentação equilibrada e a suplementação tornaram-se componentes essenciais de uma vida saudável. Na Frederica, esforçamo-nos por responder a esta crescente procura com fórmulas cuidadas e inovadoras, criando produtos que ajudam as pessoas a cuidarem de si de forma prática e acessível.
No que toca à sexualidade, considera ter quebrado alguns tabus através da marca Frederica?
Sim, considero que sim. A sexualidade sempre foi um tema que queria muito abordar, justamente por ser um tabu, principalmente pela forma como é tradicionalmente discutida. A abordagem usual é muitas vezes machista, com a ideia de que a mulher deve ser responsável por proporcionar prazer. Atualmente, fala-se muito sobre o prazer próprio, o autoconhecimento e como aprender a conhecer melhor o nosso corpo. Aqui, a questão não é sobre sexo, mas sobre saúde sexual. E a Frederica tem um papel fundamental nesse sentido.
No entanto, ainda existem muitos tabus. A comunicação sobre sexualidade continua a ser um desafio, e até o nome das nossas gomas, Sex Up, causa dificuldades na comunicação digital. Por isso, apesar de tudo, ainda há resistência quando se fala de sexualidade de uma forma aberta e sem estigmas.
Este ano a Frederica celebra cinco anos e um crescimento de 65% nas vendas online. Quais foram os fatores-chave para o sucesso contínuo da marca ao longo destes cinco anos?
O sucesso contínuo da Frederica ao longo destes cinco anos assenta numa fórmula de compromisso, profissionalismo e estratégia. Estes elementos não trazem resultados imediatos, mas, quando aplicados de forma consistente, acabam por dar frutos. O crescimento que alcançámos deve-se, em grande medida, à aposta em profissionais qualificados para liderar os vários departamentos da Frederica. Apesar de o projeto ter sido fundado por mim e de todas as decisões passarem pela minha visão, foi essencial rodear-me de uma equipa experiente para executar com qualidade. Esta estrutura permitiu-nos crescer de forma mais acelerada e sólida, refletindo-se nos números. Hoje, a Frederica tem uma equipa coesa e especializada, e os resultados mostram que estamos no caminho certo – e isto é apenas o início.
Para comemorar o 5.º aniversário, a Frederica lança uma pop-up store em Lisboa. O que esperar dessa experiência e até quando vai ficar?
A pop-up store da Frederica será uma celebração especial de 24 horas em Lisboa, pensada para aproximar as pessoas da marca. Neste dia único, os visitantes terão a oportunidade de ver, tocar e experimentar os nossos produtos de forma próxima e pessoal. Vamos ter várias ativações divertidas para mimar quem já nos acompanha e dar a conhecer a marca a quem ainda não teve essa oportunidade. Queremos reforçar o lado humano da Frederica, feita por pessoas e para pessoas, criando um espaço onde nos possamos conectar além do digital – é um momento para estarmos juntos, e não apenas online.
Com cinco anos de história, quais são os próximos passos para a Frederica? Pode dar-nos alguma pista sobre os novos produtos ou iniciativas que estão por vir?
A Frederica prepara-se para um novo ano cheio de novidades e lançamentos importantes. Para 2025, a estratégia e o planeamento já estão definidos, com várias novidades ao longo do ano, todas focadas em contribuir para uma vida mais positiva e saudável. Cada produto da Frederica é pensado para inspirar mudanças no estilo de vida dos nossos clientes, oferecendo aquele primeiro passo para uma vida com mais bem-estar. Ainda antes do fim de 2024, teremos um grande lançamento para fechar o ano em grande estilo – será, sem dúvida, uma “chave de ouro” que promete surpreender.
