Um estudo desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Flinders, na Austrália, confirmou uma teoria mais ou menos rebuscada que tem vindo a ganhar força nos últimos anos: a utilização de cobertores pesados ao dormir tem efeitos positivos significativos na qualidade do sono de adultos. A investigação, publicada na revista científica American Journal of Occupational Therapy, sugere que a pressão que o peso que estes objetos exercem sobre o corpo humano ajuda a regular o sistema nervoso e a promover uma sensação de relaxamento, reduzindo os níveis de ansiedade e stress.
Ao todo foram analisados 18 estudos anteriores sobre os efeitos de cobertores pesados em todas as idades. De acordo com as conclusões observadas, dormir tapado com um desses objetos permitiu – em algumas pessoas – reduzir a dependência de medicação para dormir, melhorar a qualidade do sono e humor e combater sintomas de ansiedade e depressão.
De acordo com um estudo publicado na revista European Journal of Public Health, em 2023, em Portugal, e citado pela revista Visão, um em cada cinco adultos têm dificuldades para adormecer. Dados que revelam a importância da investigação científica por métodos não convencionais que possam ajudar a melhorar a qualidade do sono e a reduzir os sintomas de patologias mentais como o stress, a ansiedade ou a depressão. Cobertores pesados são, portanto, uma alternativa ou um complemento natural aos medicamentos para dormir.