És o tipo de pessoa que não aguenta passar a manhã sem beber um café (ou dois)? Então tens de responder a outra questão... Costumas tomar o teu café antes, durante ou depois de tomar o pequeno-almoço? Muitas pessoas acham que existem respostas erradas.
Beber café tem alguns benefícios. Pode reduzir o cansaço, melhorar o humor, assim como a função cerebral e o desempenho físico. Também pode "ajudar na perda de peso e proteger contra doenças como diabetes tipo 2 e doenças cardíacas", explica Alina Petre, uma dietista, na Healthline.
Mas, apesar de todos estas qualidades, muitos dizem que beber café com o estômago vazio, ou seja, em jejum, acaba por ser prejudicial para o corpo. É mesmo assim?
Há quem associe o hábito a problemas no estômago. Existe, aliás, a teoria de que o ácido do café pode causar danos no revestimento deste órgão, mas, segundo a especialista, "nunca foi possível encontrar uma ligação forte entre o café e os problemas digestivos - independentemente de se beber com o estômago vazio".
Já outros afirmam que beber café em jejum pode aumentar os níveis de cortisol e, consequentemente, o stress. De acordo com a dietista, isto pode acontecer, mas temporariamente. "É improvável que resulte em problemas de saúde, independentemente de o beber com o estômago vazio ou acompanhado de alimentos", acrescenta.
Qual a conclusão? "Beber café em excesso pode causar ansiedade, enxaquecas e distúrbios do sono". Não existem, no entanto, "evidências que indiquem que beber café com o estômago vazio afete a frequência ou a intensidade desses efeitos colaterais".
Deixa ainda uma recomendação: "Se tiveres problemas digestivos depois de beber café com o estômago vazio, mas não quando os bebes com uma refeição, considera ajustar a tua ingestão de acordo com isso". Simples.
