Durante décadas, o bidé foi um símbolo inconfundível das casas de banho. Quem cresceu numa casa com bidé, sabe bem que esse elemento fazia parte do ritual diário que, com o passar do tempo, caiu em desuso em tantas outras casas.
O motivo? Principalmente o aproveitamento do espaço, uma vez que o bidé, por muito útil que seja, ocupa uma área preciosa que pode ser usada para colocar móveis de arrumação, por exemplo. Para além disso, segundo arquitetos e designers, o bidé tradicional dificilmente se enquadra nas linhas limpas e no design contemporâneo que domina as casas de banho de 2025.
Mas isto não significa abrir mão da higiene. Pelo contrário: fomos assistindo à substituição do bidé por soluções mais práticas, como o chuveiro higiénico.
Também conhecido como chuveiro lateral, este pequeno sistema instalado junto à sanita é comum em países como o Japão, França ou Reino Unido, e, aos poucos, está a conquistar os portugueses. As razões? É de instalação simples, tem um design discreto e elegante que combina com qualquer casa de banho moderna, oferece conforto, já que pode ser usado sem necessidade de te levantares, e é mais sustentável, dado que reduz o uso de papel higiénico.
Adicionalmente, o chuveiro higiénico é particularmente útil para pessoas com mobilidade reduzida, tornando a higiene diária mais acessível e segura.
Mostramos na galeria de imagens alguns chuveiros higiénicos, desde €7,29 na Leroy Merlin, que vão transformar as tuas idas às casa de banho.
