Os consumidores portugueses demonstram cada vez mais interesse na Black Friday. Este ano, em média os portugueses estão dispostos a gastar cerca de €311 por pessoa, de acordo com o mais recente estudo da blackfriday.pt. O volume total de negócios em Portugal deverá fixar-se entre 130 e 140 milhões de euros durante o evento que se realiza na última sexta-feira de novembro que este ano calha no dia 29, detalha ainda o mesmo estudo.
O estudo anual, realizado entre 7 e 12 de outubro com 428 participantes entre os 18 e os 74 anos, revela que 74% dos inquiridos planeia aproveitar as promoções da Black Friday, representando um ligeiro aumento em relação a 2023. As mulheres e os consumidores da região de Lisboa representam a maioria dos potenciais compradores.
"O aumento do valor gasto pode ser explicado pela preferência crescente em eletrodomésticos, que são produtos mais caros", explica Jérôme Amoudruz, CEO da blackfriday.pt. É de notar que 38% dos potenciais compradores está disposto a gastar até €1.000, embora o número de indecisos tenha aumentado de 11% no ano passado para 24% este ano.
O estudo destaca padrões de compra distintos entre gerações. A moda continua a ser a categoria mais procurada em todas as faixas etárias, com os Millennials (30-49 anos) a demonstrarem 60% de interesse e a Geração Z (18-29 anos) 57%. A Geração Z demonstra particular interesse em produtos de beleza (36%), smartphones (30%) e joias e relógios (20%). Enquanto isso, os Millennials estão mais focados em eletrodomésticos (38%), mobiliário e decoração para casa (23%) e experiências de viagem (24%).
Pela primeira vez, as viagens surgem representadas nas categorias mais desejadas, com 23% de interesse geral, indicando uma tendência crescente para compras de experiências. A moda lidera o ranking com 58%, mostrando um crescimento significativo em relação aos 42% do ano passado. Seguem-se os eletrodomésticos com 37%, smartphones com 28% e produtos de beleza, cosméticos e perfumes com 24%.
A tradição americana conseguiu-se estabelecer em Portugal, com 78% dos inquiridos a expressarem uma visão positiva tanto da Black Friday como da Cyber Monday, principalmente devido à perceção de pouparem dinheiro.