A forma como nos vestimos serve para expressar parte da nossa identidade, do nosso estilo de vida, ou do nosso estado de espírito. Por isso, podemos preferir looks mais sóbrios, clássicos ou mais extravagantes. Já a casa, um lugar só nosso, não tem de estar em linha com o que vestimos. Por isso, a VERSA quis saber: será a decoração de uma portuguese girl semelhante ao estilo do que veste na rua?
Levámos a questão para as portuguese girls que marcaram presença no evento de lançamento da marca Westwing em Portugal, sendo este o 12.º mercado europeu da plataforma de e-commerce focada no setor de decoração e design de interiores. A marca junta designs exclusivos desenvolvidos internamente e mais de 200 marcas premium internacionais e locais, oferecendo desde peças minimalistas a disruptivas.
Há assim oferta para todo o tipo de gostos, incluindo para o das portuguese girls Vicky Montanari e Caetana Botelho Afonso.
Mas como será, afinal, o estilo de decoração de uma portuguese girl? Uma pista: não foge ao guarda-roupa.
"Pessoalmente, gosto bastante daquelas victorian houses, com bastantes cores, padrões, texturas. Prefiro uma casa quente e aconchegante, bold e maximalista. Ao mesmo tempo, também gosto muito da arquitetura e decoração de interiores brasileira, que usa muita madeira escura. Acho que transito no meio desses dois estilos", começa por dizer Vicky Montanari.
A sua casa, com traços tradicionais portugueses, é um bom exemplo desses gostos e da própria identidade que ficámos a conhecer depois do vídeo viral no TikTok. "A minha casa é um grande mix que está sempre em evolução, exatamente como me visto e como estou na vida", acrescenta a portuguese girl.
Caetana Botelho Afonso, outra das mais famosas portuguese girls, também é fã de cores, mas há peças-chave que têm de fazer parte da sua futura casa.
"Quando tiver a minha casa, quero muitas cores e peças grandes, que encham. Além de coisas diferentes que parece que não vão ligar, mas com as quais depois consigo fazer uma coisa gira. E também misturar coisas, desde padrões a cores", diz.
Há regras na casa de uma portuguese girl?
A mistura de tudo o que parece não combinar, mas que surpreendentemente resulta, é um dos dons das portuguese girls. E, tanto Vicky como Caetana, sugerem algumas estratégias.
A primeira adora ver nas casas de banho a combinação de pequenos azulejos pequenos, ladrilhos, com um papel de parede estampado e a segunda incentiva a pintar paredes de cores diferentes para dar profundidade à casa (que acontece quando se pinta uma única parede de uma cor mais escura), algo em que "normalmente as pessoas não arriscam muito".
No entanto, também há regras na casa de uma portuguese girl. No caso de Vicky Montanari, segue algumas regras do Feng Shui, em particular no que toca a espelhos. "Não se pode pôr à frente da cama ou em frente a uma janela para a luz que reflete não sair da casa", exemplifica.
Já a portuguese girl Caetana tem outra regra para a sua futura casa, que passa por ter candeeiros giros e grandes, nunca com luz branca e sempre numa intensidade baixa, e para Vicky a sua casa tem de ter um bom sofá, "grande, confortável, aconchegante e com personalidade".
Se fossem elas a criar...
Imaginemos uma peça criada por uma portuguese girl, por exemplo, para a marca Westwing, que já lançou uma coleção em colaboração com a digital influencer Mafalda Patrício. No caso das portuguese girls que falaram com a VERSA, que peça de decoração fariam segundo o seu estilo?
"Um candeeiro. Eu na moda adoro coisas que parecem outras coisas, então acho que gostaria de criar um candeeiro que lembrasse outra coisa, como um animal ou uma fruta", imagina Vicky. Já Caetana, que também adora candeeiros, apostaria numa destas peças com um perfil "diferente e disruptivo".