"Secar roupa no inverno" – eis uma combinação de palavras que já vem com uma dificuldade agregada. A estação do ano não ajuda nesta tarefa, em parte por causa da maior frequência dos dias de chuva, mas também pela humidade dentro e fora de casa ou pela menor exposição ao sol, tornando difícil perceber qual o melhor dia para lavar a roupa.
Queremos fazer uma máquina, mas e se aquela camisola não estiver pronta a tempo? E se chover?
Ora a VERSA descobriu uma aplicação que é como o Deus da secagem da roupa no inverno. Chama-se Laundry Timer (disponível para iOS e Android) e é nada mais do que uma app que faz uma estimativa do tempo que a cada tipo de roupa demora a secar, com base nas condições meteorológicas da localização que fornecemos.
Entre os fatores considerados para o cálculo está o tempo de exposição ao sol desse local, assim como a presença de vento e níveis de humidade, embora os resultados também dependem da forma como a estendemos. "A roupa pode demorar mais tempo a secar se estiver abrigada do sol e vento ou não estiver suficientemente espaçada", diz-nos a Laundry Timer na apresentação.
Passemos então à análise.
Com todas as indicações fornecidas, a aplicação mostra, em tempo real, a temperatura do dia, a percentagem de cobertura de nuvens, a percentagem de humidade, a velocidade do vento, a energia solar e, finalmente, o tempo de secagem estimado.
Por exemplo, num dia de céu nublado por nuvens altas, a Laundry Timer indicou-nos que: tecidos leves demoram 4h37 minutos a secar; tecidos típicos 6h45; e tecidos pesados 10h59.
Posto isto, tomamos as nossas decisões com base na app e podemos até iniciar o temporizador, não vá esquecermo-nos da roupa estendida. Caso o dia não esteja favorável, podemos ainda aceder à secção "previsão" para perceber se os dias seguintes são mais favoráveis à secagem da roupa.
Depois de consultares a Laundry Timer, só te vai faltar um estendal, por isso mostramos vários na galeria de imagens.
