Nova coleção Stockholm Ikea | Fotografia: D.R.
Design e Artes

Ikea volta a receber onda de elogios e não é pelas velas

Uma imagem simples, uma mesa posta e várias velas acesas. A nova publicação da Ikea está a receber o feedback esperado, uma onda de elogios e não é por uma novidade em loja ou alguma promoção.

Esta segunda-feira, dia 21, o mundo despede-se do Papa Francisco e, um pouco por todo o lado, recolhem-se lamentos e homenagens a esta figura incontornável. De uma forma simbólica, nem a Ikea ficou de fora deste manifesto.

A marca sueca partilhou uma fotografia, na qual se lê "Há luzes que nunca se apagam", com a legenda: "Iluminou-nos a todos, todos, todos e, por isso, vai ficar para sempre” — uma clara homenagem ao Papa Francisco, embora nunca refiram de forma explícita. 

A publicação rapidamente gerou uma onda de comentários, com elogios à sensibilidade e ao timing da marca. Uma estratégia de marketing que promete continuar no bom caminho. "A vossa comunicação e a vossa criatividade merecem uma salva de palmas" é apenas um dos muitos exemplos.

Mas não é a primeira vez que a Ikea se destaca por campanhas que sabem ler o momento certo — e o espírito do público. Ainda nos lembramos bem dos mais recentes, como a estante que “escondia dinheiro”, numa referência subtil e bem-humorada à Operação Influencer. Também a gigante sueca soube rir de si mesma quando os ventos fortes danificaram a fachada da loja de Loures e o letreiro ficou incompleto — aproveitando o momento para brincar com a velha dúvida nacional: afinal diz-se “Ikéa” ou “Ikeia”?

Criativa, rápida e em sintonia com o público, a marca continua a mostrar que sabe mais do que montar móveis — sabe montar boas histórias.

Coolhunting

Nunca quisemos tanto uns Timberland (e não falamos de botas)

Esquece as famosas botas da Timberland porque, recentemente, a marca norte-americana colaborou com a Jacquemus para criar uns sapatos que seguem algumas das maiores tendências do momento.

Design e Artes

IOL Footer MIN