A revista Forbes anunciou a sua lista anual dos melhores empregadores do mundo e uma das empresas que surge num dos primeiros dez lugares do ranking é a gigante sueco do mobiliário Ikea.
Numa lista elaborada através das respostas de mais de 300 mil trabalhadores em mais de 50 países, em que era questionado se recomendariam a sua empresa a familiares ou amigos e lhes era pedido que a classificassem com base em critérios como o salário, o desenvolvimento de talentos e as opções de trabalho à distância.
Os participantes do inquérito realizado em parceria com a Statista também podiam classificar as empresas que conheciam através do seu próprio conhecimento do sector e através de amigos e familiares que aí trabalhavam.
As respostas aos inquéritos foram analisadas e contabilizadas juntamente com os dados dos três anos anteriores, sendo dado maior peso aos dados mais recentes e às avaliações dos actuais funcionários. Como resultado, surgem na lista 850 empresas de 48 países.
Uma das concorrentes da Ikea, a dinamarquesa Jysk, presente em Portugal com 28 lojas espalhadas de norte a sul, surge na lista na posicão 577. Apesar de os produtos com preços acessíveis, a marca concorrente da Ikea não surge tão bem classificada como a Ikea nesta dimensão. O top três da lista World’s Best Employers é composto pela Microsoft, a Alpabhet e Samsung Electronics.