Lavar a roupa | Fotografia: Tom Kelley Archive, Getty Images
Design e Artes

Será que andamos a estragar a roupa com o amaciador?

É um produto que muitos acham imprescindível na hora de lavar a roupa. É mesmo assim? Parece que usar amaciador pode ter consequências desagradáveis. Explicamos-te tudo.

Há quem use amaciador em quase todas as lavagens de roupa para deixar a roupa mais suave e com um cheiro agradável. Pode ser um erro? Joana Carvalho Toderian, uma criador de conteúdos focada em dicas para a casa, no Instagram, avisa que o "amaciador pode estar a diminuir a eficácia de algumas peças e até a danificar a tua máquina". 

Geralmente, o amaciador cobre os tecidos com uma película química que reduz a eletricidade estática e dá sensação de suavidade", infelizmente esta camada não desaparece com facilidade e pode mesmo fazer com que as lavagens não sejam tão eficazes. 

 

Isto pode fazer com que algumas coisas, como panos da loiça, toalhas, cuecas menstruais e até fraldas reutilizáveis, comecem a ser menos absorventes, avisa a criadora de conteúdos. Já a roupa desportiva pode perder a respirabilidade se for sempre lavada com amaciador e os panos de microfibras deixam de limpar bem. É ainda possível que o produto deixe resíduos na máquina que causam maus odores. 

Também não recomenda que uses amaciador para lavar as roupas de bebé. Isto porque a pele dos mais novos pode ser muito sensível e "os químicos do amaciador podem causar irritações ou alergias". Por isso, antes de colocares amaciador na máquina lê sempre as recomendações nas etiquetas das peças e, se estiveres com dúvidas, não o uses. 

Para substituir o amaciador, a criadora de conteúdos aconselha vinagre de limpeza que "ajuda a suavizar tecidos e elimina resíduos de detergente"; bicarbonato de sódio que pode ajudar "a neutralizar odores"; ou ácido cítrico que ao atuar no calcário da água, ajuda a suavizar tecidos, a remover resíduos e a eliminar cheiros desagradáveis. 

Gourmet

As novas gerações e o vinho. "O rótulo e o nome têm de ter significado"

O consumo de vinho e de bebidas alcoólicas está a mudar e é esse o tema de uma das sessões do Casa Nossa, que reuniu várias mulheres do mundo do vinho.

Design e Artes

IOL Footer MIN