Cata Vassalo
Coolhunting

Cata Vassalo e as peças para a noiva que pensa muito além do vestido

Peças personalizadas e toucados de sonho? Cata Vassalo fala-nos sobre o processo criativo das coleções que, ano após ano, apaixonam as noivas portuguesas.

De tradições e superstições estão os casamentos cheios e se antes a noiva procurava "algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul", hoje encontra outras surpresas no atelier de Cata Vassalo. A joalheira que dá nome à sua marca começou por fazer peças únicas para as mulheres que sobem ao altar e acabou por estender as criações até às convidadas da boda - e hoje é um fenómeno em Portugal, fomos saber porquê.

Qual a inspiração por detrás da nova coleção de noivas? E que tendências marcam a estação? 

Criar uma coleção é sempre um processo criativo muito livre para mim. Inspiro-me em pessoas, na unicidade, na natureza, nas peças vintage e na cultura que vou absorvendo nas minhas viagens, nos elementos que desenhei e produzi ao longo do ano. Quando decido fazer uma coleção, espalho todos os materiais na minha mesa e começo a criar. Por isso, posso dizer que, no caso das coleções de noivas, o que acaba por me inspirar mais são os materiais e eles são, no fundo, aquilo que dita a minha tendência. 

Cata Vassalo é conhecida pelas peças únicas e os toucados são assinatura de marca. Em Portugal há muita procura por este acessório, mesmo os mais arrojados?   

Sim. Cada vez mais as mulheres portuguesas, quando sabem que se vão casar, começam a pensar no vestido e também no toucado. Na verdade, um dos momentos que nos deixam mais orgulhosas, aqui, no atelier, é quando as nossas noivas nos visitam pela primeira vez e dizem que, mal foram pedidas em casamento, pensaram que queriam casar com uma peça Cata Vassalo. Significa que a dedicação, o detalhe e a unicidade que pomos em tudo o que fazemos está a concretizar-se nas expectativas e nos sonhos de quem confia em nós. Este é um dos momentos mais gratificantes do nosso trabalho, tal como quando recebemos as fotografias das noivas depois dos casamentos. 

Toucados, coroas, tiaras, bandoletes, brincos…Quais são as peças com mais sucesso?   

São peças e segmentos difíceis de comparar. Os nossos brincos são tanto para clientes que os querem usar no dia-a-dia, como em eventos especiais, seja um jantar ou um casamento, mas também são procurados pelas noivas que os querem conjugar com toucados. Ou seja, são um tipo de peça mais versátil que pode ser usada em qualquer situação. Tal como os anéis ou as bandoletes. No caso das headpieces, as noivas e convidadas são as que mais as procuram para eventos, embora tenhamos clientes mais irreverentes que as procuram só porque querem ter e usar num jantar ou numa festa de aniversário. 

Qual foi o pedido mais inesperado de uma noiva?   

Temos noivas super decididas, que nos visitam trazendo inspirações do que gostam. Também temos clientes que, tal como fazem com o vestido, querem ter peças que se adaptem ao longo do casamento, ou mais do que uma peça para usar na igreja e depois na festa. Também temos muitos pedidos para adaptações pequenas, por exemplo, no caso das madrinhas. Chega-nos, ainda, a responsabilidade de criar novas peças com joias de família que têm passado de geração em geração. E, inesperadamente, começamos a ter noivas que nos procuram antes de ter o vestido porque querem que seja a peça a definir tudo o resto - e isso enche-nos de orgulho!  

Do ponto de vista do processo de criação, qual foi a peça mais desafiante?   

Todas são muito desafiantes porque estamos sempre a criar uma peça que é a peça de sonho de alguém e sobre a qual essa pessoa tem inúmeras expectativas. Na Cata Vassalo, temos muita consciência da responsabilidade do que é criar uma peça assim, que tem de representar a unicidade dessa pessoa, por isso todos os processos de criação são muito desafiantes e pomos tudo de nós em cada um. Pessoalmente, adoro criar peças com joias de família. Quando temos uma noiva ou cliente que nos traz uma joia da família e nos entrega a responsabilidade de lhe dar uma nova vida é sempre um desafio que adoro. 

Há a ideia de que as noivas portuguesas são mais tradicionais no estilo e discretas na escolha dos acessórios. Ainda é assim?  

De forma geral, nos casamentos, as pessoas gostam de seguir certas tradições e, por isso, as noivas tendem a ser mais tradicionais também. Além disso, as mães das noivas têm muita influência nas decisões e participam ativamente com opiniões, o que acaba por potenciar mais as escolhas tradicionais. No entanto, há cada vez mais noivas irreverentes, que procuram peças disruptivas. Também se nota uma diferença entre as noivas do centro e do sul do país, comparativamente às noivas do norte. No norte, as clientes procuram sempre peças mais vistosas, mais trabalhadas e com detalhes menos tradicionais. 

Qual a sua peça favorita da nova coleção para noivas?   

É difícil apontar uma peça preferida porque todas elas foram criadas com a mesma dedicação e energia, sempre a pensar nas expectativas e gostos de diferentes perfis de pessoas: umas mais irreverentes e outras mais tradicionais. No entanto, sinto sempre um carinho especial pelas peças que são "diferentes" e que rompem com o tradicional, porque estou sempre curiosa sobre quem será a pessoa que gosta de arriscar e marcar um statement

Séries como The Crown, Bridgerton, o filme Spencer.... e todo o universo da realeza inspira-a e inspira as noivas portuguesas? 

Tudo me inspira, mas se tiver que destacar as principais fontes de inspiração diria que são as pessoas, a sua unicidade e a natureza com as suas formas orgânicas e irreplicáveis. No entanto, vendi o meu primeiro toucado de noiva em Espanha, no dia em que os Príncipes William e Kate se casaram, e isso significa que o universo da realeza e os casamentos mais mediáticos têm impacto como fonte de inspiração para as noivas.  

Como sente o mercado depois de um período em que não houve casamentos (ou poucos) devido à Covid?   

Na Cata Vassalo não sentimos diretamente uma diminuição do número de casamentos. Tivemos noivos que decidiram adiar a data, outros que preferiram adaptar as cerimónias e fazê-las em ambientes mais íntimos, mas continuámos a crescer, tanto quanto temos crescido até então. Neste momento, o que sentimos é que as pessoas estão ávidas de celebrações, de festejar, de conviver e, por isso, dedicam-se mais à procura de joias e de acessórios que as representem e que as façam sentir-se especiais. Todas as escolhas passaram a ser ainda mais importantes e detalhadas e isso está alinhado com tudo aquilo que oferecemos: peças únicas, com detalhes singulares, para pessoas também elas únicas. 

Design e Artes

Da Netflix à HBO Max, estas são as cinco séries a ver em maio

À procura de uma nova série para ocupar o mês de maio? Neste artigo reunimos as cinco novas séries que se estreiam durante este mês nas plataformas de streaming.

Coolhunting