Com o verão a aproximar-se, só desejamos as férias e as praias, de mar ou de rio. No fundo, de qualquer forma de refresco que nos permita estar relaxados e, se andas à procura de uma road trip, este artigo é para ti.
Mesmo aqui ao lado, em Espanha, encontra-se uma das mais impressionantes cascatas, mas para lá chegares precisas de fazer algumas horas de caminho até à aldeia de Benilloba, na Comunidade Valenciana, província de Alicante.
A partir de Lisboa, por exemplo, a viagem dura cerca de 9h, um percurso que pode ser feito com paragens estratégicas pelo caminho para visitar locais como a Catedral de San Juan Bautista, em Badajoz, o Miradouro del Valle, em Toledo, ou a Ilha de Tabarca, em Alicante. Mas isto é apenas o início da atração que vai completar a experiência de viagem.
Assim que chegares a Benilloba, vais encontrar um paraíso natural, com destaque para as Serras de Aitana, Puig Campana ou de Mariola, que convidam a passeios ao ar livre. Mas é só ao percorrer a Rota do Molí del Salt que vais conseguir encontrar a preciosa Salt de Benilloba, cascata com cerca de 20 metros de altura que flui do rio Frainos (também conhecido como Penàguila).
Se precisares de referências para encontrares a cascata, precisas de saber que estarás bem perto assim que avistares o Molí de les Penyes del Salt, um moinho construído em 1852 por Francisco Ximeno Blanes, assim como a Font de la Teuleria e uma antiga ponte de pedra.
Para saberes identificar a Salt de Benilloba mal chegues ao destino, recomendamos que espreites a galeria de imagens.