Decorria o ano de 2023 quando Catarina Gouveia decidiu lançar uma marca própria, que reflete muito do que é e defende. De nome Pura, a marca aposta em peças de linho simples e elegantes desde o início.
Por isso mesmo, tal não podia ser diferente na nova coleção da Pura para esta primavera/verão 2025, na qual, mais uma vez, o linho é o elemento central. E, ao contrário do que muitos pensam, usar linho não significa ter o ferro de engomar sempre à mão, pelo menos quando falamos das peças da Pura.
Estas peças além de serem 100% linho, apostam em cortes e cores intemporais, do branco ao verde caqui, uma paleta sóbria que torna as peças desta marca portuguesa aptas para qualquer ocasião.
Revelamos tudo sobre estas propostas, através de uma entrevista à atriz e empresária Catarina Gouveia.
Qual a inspiração para a nova coleção?
A inspiração mantém-se fiel às inspirações anteriores. Quero que a Pura continue assente em pilares como a durabilidade das peças; a qualidade da sua matéria prima essencial, que neste caso é o linho certificado; a elegância de cada peça; o corte bem feito e com algum requinte ao mesmo tempo. São peças leves e versáteis para vários contextos do dia a dia, desde idas à praia, de almoços à beira-mar, jantares, cocktails – tudo o que o verão nos convida a viver.
O que há de Catarina Gouveia nas novas peças?
Acho que as peças acabam sempre por refletir o meu ADN. Acredito que a simplicidade e a beleza andam sempre de mãos dadas, acredito que o simples respira sempre muita beleza e muita leveza e é isso que o verão nos pede: leveza, fluidez. Que uma mulher se consiga sentir feminina, no seu esplendor, e que possa respirar o seu lado feminino numa peça que seguramente lhe cai bem e que pode utilizar em diferentes contextos. Para mim, a graça de sermos mulheres é, através de combinações estratégicas, como um acessório ou uns saltos altos, tornarmos uma peça completamente diferente.
Estas novidades são intemporais ou seguem tendências de moda?
São intemporais, não seguimos tendências. A única tendência que a marca segue é a sua simplicidade e atemporalidade. Partimos para o lançamento de cada modelo com a certeza de que são modelos que daqui a 10 anos vão sobreviver à moda e às tendências que muitas vezes nos impõem. O nosso principal foco é que a mulher se sinta confortável, feminina e elegante numa peça Pura, quer em 2025 ou 2035.
O que contribuem para isso?
Combinamos a qualidade do linho, para que seja linho que consiga sobreviver aos diversos ambientes de verão – marítimos ou de piscina –, às lavagens, às temperaturas elevadas, ao vento.Temos aqui esta escolha que recai sobre um linho premium e que se diferencia do que encontramos no mercado, especialmente de fast fashion, que não consegue sobreviver ano após ano.
O que explica as cores escolhidas para esta nova coleção?
A razão pela qual escolhermos apenas três cores é precisamente para termos a certeza de que vão sobreviver ao que as tendências muitas vezes nos ditam. Temos uma terceira cor que foi apresentada em 2024 com a coleção primavera/verão, o verde caqui. É nossa ambição trazer mais cores, mas preferimos dar pequenos passos para ter a certeza de que a cor apresentada que tinge o linho repeita os nossos critérios de sustentabilidade e não compromete a qualidade do linho. Asseguramos que o preto e o branco são cores que indiscutivelmente que se mantêm elegantes, sóbrias e que se adaptam as diferentes contextos de verão. O caqui é uma cor escolhida quase por decisão unânime da equipa, por ser uma cor que também acaba por combinar e adequar-se aos contextos que o verão pede e temos perspetivas de nos próximos anos apresentar mais uma a duas cores diferentes, sempre mantendo o registo sóbrio da Pura.
Num dia a dia frenético, em que temos pouco tempo para passar a ferro, como vestir as peças da Pura?
Uma peça 100% linho nunca se deve passar a ferro. O linho é e deve ser aceite exatamente como ele é e a graça do linho é precisamente essa, a leveza que ele traz. Aquilo que faço como consumidora das minhas próprias peças é, depois de lavar as minhas peças de linho, nunca expô-las diretamente ao sol para secar. No momento de secagem, acabo por estendê-las de uma forma que já dispensa a passagem do ferro, sacudindo para estender o tecido e atenuar os vincos mais fortes. É impossível ambicionarmos vestir uma peça de linho e estarmos à espera que fique sem vincos. O linho deve vestir-se precisamente assim, com este lado leve e fluído.
3 dicas para cuidar bem de peças de linho
Na sequência da resposta anterior, quando temos um evento que precisamos de enobrecer o nosso look, a minha sugestão é ter uma vaporeta e com ela passar muito levemente pelo vestido ou peça 100% linho e vesti-la com a tranquilidade e preocupações dos vincos. A melhores dicas para cuidar são: nunca expor a peça de linho ao sol, secar sempre na sombra; não deixar a peça dobrada no guarda-roupa, deve estar pousada num cabide; e, se possível, lavar sempre em água fria.