Chris Evert | Fotografia: CBS Photo Archive, Getty Images
Coolhunting

Será este o vestido mais bonito e icónico da história do ténis?

Já ouviste falar de Chris Evert? Foi uma pioneira no mundo do ténis e não estamos a falar da forma como jogava. Contamos-te tudo sobre um dos vestidos mais icónicos da história da modalidade.

Hoje em dia, algumas tenistas, como Coco Gauff ou Serena Williams, além de serem conhecidas por serem ateletas excelentes, conseguem destacar-se pelo seu estilo dentro e fora do court. Mas, muito antes delas, nos anos 70, apareceu uma jovem atleta que revolucionou o desporto com um vestido que muitos consideram o mais bonito da história do ténis. 

Estamos a falar de Chris Evert, mais conhecida como Cinderella in sneakers (Cinderela de ténis, em português), explica o El País. Começou a sua carreira com apenas 16 anos. Participou e venceu múltiplas competições e chegou a jogar contra Billie Jean King, outro ícone da modalidade. 

"Ganhou 18 majors, forjou, ao lado de Martina Navratilova, a grande rivalidade que mudou para sempre o desporto feminino até ao final dos anos 80", lê-se no artigo. Tornando-se assim "um ícone mediático ao nível de qualquer estrela de Hollywood". 

Para a sua estreia no U.S Open, em 1971, usou um vestido que "marcou um ponto de viragem no vestuário de desporto" e que está a tornar-se viral 50 anos depois. Trata-se de uma peça que consegue representar o espírito da época com um "design feminino, delicado, mas ousado" e muito diferente dos restantes. 

Era um vestido branco, sem mangas, muito curto e em renda, um material que normalmente não encontras nas lojas de desporto. Podia, aliás, ser usado fora do court no verão. Para completar o look a atleta decidiu ir ainda mais longe e usou o cabelo apanhado com um laço, algo que agora vemos muitas vezes nos looks de jogo de Coco Gauff, mas que não era habitual na altura. 

Infelizmente o designer do vestido nunca foi confirmado. Muitos dizem ser de Ted Tinling. "Vi todas as campeãs de ténis durante 60 anos e não tenho qualquer dúvida de que a Chris era a mais elegante de todas", comentou o designer

Trata-se de um outfit tão icónico porque Evert "rompeu com a tendência de as mulheres usarem t-shirts brancas ou polos e saias com aquele vestido de renda flexível e durável que lhe permitia jogar o seu jogo", explica Paloma del Río, uma jornalista especializada em ténis, citada no jornal.

Podes ficar a conhecer melhor este importante look na galeria de imagens. Também reunimos, claro, outras fotografias de Chris Evert ao longo dos anos. 

Coolhunting

Espanha não se cala sobre este "tesouro" nos saldos da Zara

É ideal para o teu guarda-roupa de verão e, apesar de se tratar de um tesouro, está a preço de saldos.

Coolhunting