Hoje em dia, algumas tenistas, como Coco Gauff ou Serena Williams, além de serem conhecidas por serem ateletas excelentes, conseguem destacar-se pelo seu estilo dentro e fora do court. Mas, muito antes delas, nos anos 70, apareceu uma jovem atleta que revolucionou o desporto com um vestido que muitos consideram o mais bonito da história do ténis.
Estamos a falar de Chris Evert, mais conhecida como Cinderella in sneakers (Cinderela de ténis, em português), explica o El País. Começou a sua carreira com apenas 16 anos. Participou e venceu múltiplas competições e chegou a jogar contra Billie Jean King, outro ícone da modalidade.
"Ganhou 18 majors, forjou, ao lado de Martina Navratilova, a grande rivalidade que mudou para sempre o desporto feminino até ao final dos anos 80", lê-se no artigo. Tornando-se assim "um ícone mediático ao nível de qualquer estrela de Hollywood".
Para a sua estreia no U.S Open, em 1971, usou um vestido que "marcou um ponto de viragem no vestuário de desporto" e que está a tornar-se viral 50 anos depois. Trata-se de uma peça que consegue representar o espírito da época com um "design feminino, delicado, mas ousado" e muito diferente dos restantes.
Era um vestido branco, sem mangas, muito curto e em renda, um material que normalmente não encontras nas lojas de desporto. Podia, aliás, ser usado fora do court no verão. Para completar o look a atleta decidiu ir ainda mais longe e usou o cabelo apanhado com um laço, algo que agora vemos muitas vezes nos looks de jogo de Coco Gauff, mas que não era habitual na altura.
Infelizmente o designer do vestido nunca foi confirmado. Muitos dizem ser de Ted Tinling. "Vi todas as campeãs de ténis durante 60 anos e não tenho qualquer dúvida de que a Chris era a mais elegante de todas", comentou o designer.
Trata-se de um outfit tão icónico porque Evert "rompeu com a tendência de as mulheres usarem t-shirts brancas ou polos e saias com aquele vestido de renda flexível e durável que lhe permitia jogar o seu jogo", explica Paloma del Río, uma jornalista especializada em ténis, citada no jornal.
Podes ficar a conhecer melhor este importante look na galeria de imagens. Também reunimos, claro, outras fotografias de Chris Evert ao longo dos anos.
