Portugal tem os mais variados petiscos, desde os pastéis de bacalhau, os peixinhos da horta, a salada de povo ou o famoso queijo da Serra. Qualquer um deles, sempre acompanhado com pão, faz parte de uma mesa portuguesa, mas há um que tem dado que falar.
Se vives em Portugal, certamente já terá ouvido falar do Chouriço à Bombeiro ou, como diz o TasteAtlas (plataforma online dedicada a promover e preservar pratos tradicionais), o Portuguese Flamed Grilled Chorizo. Em bom português, aquilo que a plataforma quer dizer é chouriço português grelhado ao fogo, uma tradição que tem especial foco na zona de Trás-os-Montes e Alto Douro e também nas Beiras. Mas um pouco por toda a parte se cozinha o chouriço no fogo.
Para tal, é preciso uma assadeira de barro e álcool para flamejar e está tudo preparado para grelhar o chouriço à mesa. A chama intensa ajuda a criar um sabor fumado e caramelizado, que é apreciado em forma de petisco em restaurantes típicos e almoços de família por todo o território.
Agora que a receita foi partilhada, não há volta a dar: um pouco por todo o mundo vão querer reproduzir este petisco tão português. Dúvidas?
"Nós temos a louça, só falta o chouriçooooo", pode ler-se num comentário na publicação de Instagram do TasteAtlas. "Pode, por favor, publicar a receita? Gostava de fazer em casa", lê-se noutro. "Preciso disto agora", diz mais um.
