A cada estação há sempre aquelas "peças chave" em que devemos investir ou, em alguns casos, resgatar do nosso guarda-roupa porque, como sabemos, a moda é cíclica. E falamos desta vez de chapéus, carteiras ou até jóias.
Dos principais desfiles das Semanas de Moda internacionais, elegemos sete peças que vão marcar a primavera/verão 2023.
1. "Balletcore" aos teus pés
O "Balletcore" é uma tendência que já nos acompanha há algum tempo e não dá sinais de querer desaparecer. Além de se refletir nas roupas e penteados, desde o ano passado que há uma elevada procura por sapatos com a estética do ballet, as conhecidas sabrinas, e assim vai continuar. Em 2023, esperam-se cores e detalhes metálicos em sabrinas que sem salto são práticas e prometem um verão cheio de conforto.
2. Carteiras supersized
As micro bags já tiveram a sua estação e, apesar de não desaparecerem, vão ter de partilhar a atenção com as carteiras supersized. E quem o diz são marcas como a Chloé ou a Bottega Veneta.
3. Chapéus de ráfia com aba larga
A ráfia já anda pelas malas e, como é habitual, é também um clássico nos chapéus de verão. Só que este ano, querem-se chapéus com abas largas, que conferem elegância e maior proteção ao sol. Exemplos das passerelle? Max Mara e Jacquemus, mas também os há na Zara.
4. Acessórios com bolsos
Na primavera/verão de 2023, os bolsos vão surgir isolados, como acessório. Podem estar num cinto, como foi apresentado pela Miu Miu para esta primavera/verão, numa meia da Fendi ou num cinto com duas bolsas para garrafas de água da Ferragamo. Não há limites à criatividade.
5. Flores ao pescoço
Já aqui falámos dos chokers em forma de flor e até do look de Mafalda de Castro que incluiu este acessório. Voltamos a reforçar a sua presença nas tendências deste ano, com opções da Dior à Prada, ou da Stradivarius à Zara. Qualquer um deles tem como função tornar os looks mais românticos.
6. Acessórios prateados
As coleções de primavera/verão de marcas como a Gucci, Versace e a Chanel, incluíram peças em prateado e com brilho, das roupas às joias. E é precisamente na joalharia que o silver, "prata" em português, tem maior destaque.
É o ano para fazer do prateado um símbolo de luxo, que por vezes pode ser silencioso, que apesar de ser o protagonista do ano, pode ser combinado com peças em dourado, segundo a Who What Wear.
7. Cintos com grandes fivelas
Os cintos são um dos acessórios favoritos de Kate Middleton, que facilmente podemos replicar, mas em 2023 querem-se com um extra: fivela grande. Nas semanas da Moda de Nova Iorque a Paris, os looks que vimos a desfilar deram destaque às fivelas, em cintos que andavam ora à cintura, ora na anca a fazer lembrar a estética "Y2K".