Fotografia: Adobe Stock
Coolhunting

Sabes para que serve o mini bolso das tuas calças?

Todas as calças o têm e quase ninguém conhece o motivo. Descobre a origem do mini bolso que hoje é usado para moedas ou chaves.

O bolso pequeno das tuas calças ou jeans é realmente tão pequeno que possivelmente nem te lembras que ele existe ou para que serve. Mas, se esta dúvida já te passou pela cabeça, estás prestes a obter a resposta. 

Os bolsos pequenos, junto à zona das presilhas, foram aplicados pela primeira vez em 1800 e melhorados em 1870, quando a Levi Strauss & Co. recebeu a patente de "Melhoria na fixação de Aberturas de Bolsos", que consistiu na aplicação de uma estrutura de metal na extremidade do bolso de modo a "evitar o rasgo da costura nesses pontos", explica o organismo governamental britânico The National Archives.

Até aqui, ficamos a saber sobre técnica e funcionalidade, mas falta perceber o fundamento. Por que é que a Levi's introduziu os bolsos pequenos nas calças?

Eis os factos: em 1890, a marca de jeans adicionou em massa estes pequenos bolsos apenas às icónicas 501 jeans, para que neles pudessem ser guardados relógios de bolso. Quanto às calças mais formais, não foram produzidas com este mini bolso, já que eram habitualmente usadas com blazers que tinham um suporte para os pequenos relógios.

A questão que agora deves estar a querer ver respondida é a seguinte: Por que continuam a ser aplicados estes bolsos, tendo em conta que hoje em dia são raras as pessoas que usam relógios de bolso? Tracey Panek, historiadora interna da Levi Strauss & Co., explica.  

“O bolso para o relógio foi um elemento original nas nossas blue jeans, tal como os rebites [fixadores metálicos], o button fly [botões corridos em vez de fecho], o bolso traseiro arqueado com costura e o patch de couro”, afirma ao Insider. "Para preservar a integridade deste design antigo, a Levi Strauss & Co. mantém o pequeno bolso”. 

A utilidade é reduzida hoje em dia, mas, ainda assim, há quem aproveite para colocar moedas, chaves, preservativos ou a caixa dos auriculares. E tu, qual é o uso que dás?

Controversa

ControVERSA. O jogo é sujo no Catar, mas temos Dua Lipa a arbitrar

A dias do Mundial de Futebol 2022, com data de arranque para o próximo domingo, estamos expectantes e a torcer pelos nossos, certo? Mas quem são “os nossos”?

Coolhunting