A presença de Kate Middleton e do marido William, herdeiro ao trono britânico, era uma das mais esperadas na cerimónia da coroação do Rei Carlos III. E uma das grandes dúvidas que se colocava era se a princesa usaria tiara e manto.
A resposta chegou no momento em que Kate Middleton caminhava para a entrada da Abadia de Westminster, com um manto real comprido, feito em seda marfim, com motivos de rosa, cardo, narciso e trevo a representar as quatro nações do Reino Unido. Ao que se sabe, terá usado o manto "a pedido do rei e da rainha", de acordo com a BBC.
Quanto à tiara, a princesa de Gales e duquesa da Cornualha e de Cambridge, optou por não a usar, e em substituição escolheu uma coroa brilhante de Jess Collett X Alexander McQueen, feita de ouro e cristal, com bordado de folhas tridimensional. A peça foi adaptada em ponto pequeno, para que a princesa Charlotte combinasse com a mãe.
Ainda que praticamente não se note, por debaixo do manto Kate usa um vestido branco bordado de Alexander McQueen e, nas joias, prestou duas homenagens. Uma à princesa Diana através de um conjunto de brincos de pérolas e diamantes e outra à rainha Isabel II, num colar George VI Festoon, oferecido pelo rei Jorge VI à sua filha.
Com este look, Kate Middleton não fugiu do dress code do evento, formal e pouco excêntrico – razão pela qual não terá usado a tiara – e homenageou o próprio Rei Carlos III ao usar uma coroa com motivos de natureza, uma das paixões do monarca do Reino Unido.