Rei Carlos III e Rainha Camila
Coolhunting

Quantos quilos de riqueza pousaram na cabeça de Carlos III e Camilla?

Uma coroa com mais de 2 kg e outra com mais de dois mil diamantes: os pormenores das coroas que tornaram Carlos III e Camilla reis do Reino Unido.

Carlos III é o 40.º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster, ao lado da Rainha consorte Camilla, que foi também coroada este sábado, 6 de maio, após a Entronização do Rei Carlos III.  

O novo rei do Reino Unido foi o protagonista de um maior número de momentos, um total de cinco (Reconhecimento, o Juramento, a Unção, a Investidura, e, por fim, a então Entronização), mas ambos tiveram direito ao mais esperado: a colocação da coroa sobre as suas cabeças.

Foi na Investidura que Carlos III recebeu a capa e as joias da coroa britânica, entre elas a coroa de Santo Eduardo. Um total de 2,07 kg de riqueza (é talvez uma das mais valiosas joias da monarquia inglesa) pousaram sobre a cabeça do rei, tal como aconteceu ao longo de várias gerações. 

O primeiro a usá-la foi Carlos II, em 1661, e a penúltima a Rainha Isabel II, em 1953. Em 2023 foi a vez de Carlos III sentir o peso do ouro maciço, dos diamantes, rubis, esmeraldas, ametistas, safiras e pérolas e, claro, o peso da responsabilidade do novo cargo que ocupa.  

Antes de sair da Abadia de Westminster para seguir em procissão até ao Palácio de Buckingham, Carlos III trocou de coroa, passando para a Coroa Imperial, ou Coroa do Estado, mandada fazer para a coroação do rei Jorge VI, avô de Carlos III, em 1937. 

Estima-se que esta tenha um peso total de 1,06, para os quais contribuem os 2.868 diamantes, como o diamante Cullinan II, com 317,4 quilates, e ainda mais de 200 pérolas, 17 safiras, 11 esmeraldas e cinco rubis. 

A rainha da sustentabilidade que usou mais de 2 mil diamantes na cabeça 

Camilla, casada com o Carlos III desde 2005, é oficialmente rainha consorte, como era vontade da Rainha Isabel II, segundo uma carta que escreveu no Jubileu, e, tal como o Rei Carlos III, foi coroada na cerimónia na Abadia de Westminster. 

Sobre a cabeça de Camilla pousou a coroa da Rainha Mary, composta por 2.200 diamantes, entre eles o Cullinan III, IV e V, colocados como homenagem a Isabel II, que costumava usá-los como alfinetes de peito.  

Apesar de toda a preciosidade, esta coroa é uma forma de sustentabilidade, dado que é "a primeira vez na história moderna que uma coroa já existente” é utilizada na coroação de um consorte, precisamente por uma questão de "sustentabilidade e eficiência", conforme explicou previamente o Palácio de Buckingham.  

Retomando ao peso, neste caso, a coroa da Rainha Mary tem cerca de 590 gramas.  

Feitas as contas, na cerimónia de coroação de Carlos III e da Rainha consorte Camilla, mais de 3 kg de riqueza pousaram na cabeça dos monarcas, como símbolo de um novo reinado no Reino Unido.  

Coolhunting

Kate Middleton: o manto e os acessórios simbólicos para a coroação

Depois de muitas dúvidas, já são conhecidas as escolhas de Kate Middleton para a coroação de Carlos III. Tudo sobre o manto real e os acessórios simbólicos.

Coolhunting