Antes mesmo de lançar uma nova peça de roupa ou um novo acessório, a Balenciaga já lança a controvérsia. A lista de peças polémicas assinadas pela marca já soma muitos exemplares, desde crocs de salto, carteiras que lembram os sacos de supermercado ou até ténis desgastados e sujos, e continua a ser motivo de conversas, dentro e fora da indústria da moda.
Seja estratégia de marketing (obviamente que o é) ou criatividade estética, a marca de luxo continua a dar que falar e, se é pelas melhores ou pelas piores razões, o critério fica para quem tanto debate as escolhas da Balenciaga. Desta vez não foi diferente e as opiniões sobre a Trash Bag - da coleção inverno 2022, que acaba de ser comercializada por quase 2 mil euros - dividem-se.
Em declarações ao Women’s Wear Daily, o diretor criativo da marca de luxo, Demna Gavsalia, explicou que “não poderia perder a oportunidade de fazer o saco de lixo mais caro do mundo”. E acrescentou: “Quem não ama um escândalo de moda?”
A carteira está disponível em três cores: preto, azul, e branco. Todos quase réplicas exatas dos sacos de lixo que todos temos em casa.
Vamos a votos: lixo ou luxo?