É uma nova atitude entre os jovens chineses, uma das economias mais importantes para o consumo, e em particular no consumo de bens de luxo. Um novo comportamento de recusa ao compromisso que a sociedade chinesa tem e é conhecido como “996” ou seja, trabalhar das nove da manhã às nove da noite, seis dias por semana. O tópico tem-se tornado viral e há já quem questione se assistimos a uma mudança cultural capaz de chegar também a outros mercados.
O neologismo “45-Degree Life”, refere-se a uma zona cinzenta típica das novas gerações, entre a cultura de burnout e a de quem prefere “ficar deitado” sem grandes compromissos profissionais. A verdade é que os jovens chineses não se podem dar ao luxo de não ter um salário, mas cada vez mais se revêem nesta tendência de procurar um equilíbrio entre vida e trabalho.
Um estilo de vida mais equilibrado e saudável que promete novas avenidas de crescimento de negócios como os ligados à saúde e bem-estar, desde colchões a clínicas e centros que oferecem diferentes terapias até mesmo a experiências ligadas a um turismo mais sustentável e próximo da natureza.